Detento beneficiado com indulto tem pena extinta

A intenção das saídas é de ressocializar o preso por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição de seu senso de responsabilidade e de disciplina.

Fonte: Conjur

Comentários: (0)




Embora o indulto e as saídas temporárias sejam concedidos aos detentos que apresentam bom comportamento, existem diferenças entre ambos. E elas se acentuam quando se trata da autoridade competente para conceder os benefícios. As saídas temporárias, fundamentadas na Lei 7.210, de 1984, a Lei de Execução Penal, constituem o chamado "saidão". Geralmente, eles ocorrem em datas comemorativas específicas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães. São voltadas à confraternização e à visita aos familiares.


Os preparativos para a data começam dias antes. O juiz da Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados. A intenção é ressocializar o preso por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição de seu senso de responsabilidade e de disciplina.


Compete à Secretaria de Segurança Pública acompanhar os presos durante o período. O benefício é concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto com autorização para saídas temporárias e aos que têm trabalho externo implementado ou deferido, sendo que neste caso é preciso que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses.


Ao contrário do saidão, o indulto é o perdão da pena. Tem como base o artigo 84, inciso XII, da Constituição Federal e é regulado por um decreto presidencial. Para valer, precisa ser elaborado com o aval do Conselho Nacional de Política Criminal e da penitenciária e acolhido pelo Ministério da Justiça.


Nesse documento, que é editado ano a ano, são estabelecidas as condições para a concessão do indulto. Além disso, são apontados os presos que podem e os que não podem ser contemplados.

Palavras-chave: Detentos; Indulto; Saída; Cumprimento; Comportamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/detento-beneficiado-com-indulto-tem-pena-extinta

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid