Deputados pedem que MP investigue Cabral

Após "voo da alegria", governador do Rio pode ser investigado por peculato e improbabilidade

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários: (3)




O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Marcelo Freixo (PSOL), se reuniu nesta segunda-feira (8) com os deputados Paulo Ramos (PDT), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e com uma equipe de advogados da Casa para estudar medidas jurídicas imediatas que possam inibir os atos abusivos praticados pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Freixo considerou um “descaso com o bem público” o fato de Cabral utilizar o helicóptero oficial para viagens particulares com a família e amigos. Os deputados vão encaminhar até o final da tarde à Procuradoria da República e ao Ministério Público Estadual as denúncias contra o governador, pedindo investigação de crime por peculato e improbidade administrativa. Na Alerj, os deputados já apresentaram a acusação de crime por responsabilidade e anunciaram para agosto a coleta de assinaturas para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar os atos de Cabral.


As denúncias que dão detalhes sobre as viagens de Sérgio Cabral a bordo da aeronave do governo foram publicadas na revista Veja desta semana, que teve como fonte um dos pilotos responsáveis pelo chamado “voo da alegria”. Segundo a reportagem, o governo gasta mensalmente R$ 312 mil para manter o helicóptero, que é usado por Cabral para cumprir a sua agenda oficial e para passear com a família nos fins de semana. A compra da aeronave, um Augusta New Grand AW 109, foi solicitada pelo governador e executada em 2011, por R$ 12 milhões. Cabral conheceu esse modelo viajando em um idêntico, de propriedade do empresário Eike Batista.


Segundo o piloto, não identificado na reportagem da Veja, durante a semana Cabral usa o helicóptero no trajeto de sua casa para o Palácio das Laranjeiras, num trecho de apenas 10Km e o voo tem duração de três minutos. Nos fins de semana, o governador costuma manter uma rotina: nas sextas o helicóptero oficial leva a primeira dama, Adriana Ancelmo, os dois filhos do casal, duas babás, o Juquinha [cachorro de estimação] e amigos para sua mansão localizada em Mangaratiba, litoral do Rio de Janeiro; a aeronave retorna ao heliporto do governo; no sábado, leva o governador para Mangaratiba; no domingo, são duas as viagens no Augusta, a primeira é exclusiva para a família e a segunda, retorna ao Rio com as empregadas, conhecido pelos pilotos como “voo das babás”. Tem ainda as viagens das comitivas de apoio para assuntos pessoais: cabeleireiras, médicos, pranchas de surfe, amigos dos filhos.

Palavras-chave: MPF Deputados Investigação Sérgio Cabral Peculato Improbidade Voo da Alegria

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/deputados-pedem-que-mp-investigue-cabral

3 Comentários

Ronaldo Godinho Advogado08/07/2013 19:30 Responder

Infelizmente nossos governantes ainda não ouviram o clamor das ruas e continuam a zombar do povo honesto e trabalhador. Isso é grave e perigoso, pois tudo tem limite.

Jose Augusto Vieira Advogado08/07/2013 20:06 Responder

A questão é mais séria do que se imagina. É a raiz da impunidade no Brasil. O Governador Sérgio Cabral já apareceu zombando dos cariocas idiotas que nele votaram, numa festinha com empreiteiros que fazem obras em conluio com Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os superfaturamentos são recorrentes e rotineiros há décadas. Não se investiga nem se pune. Não há um só governador que tenha sido pego. Isso faz muito mal à democracia. É um verdadeiro deboche da parte de alguém que não tem a menor noção do que é dirigir um Estado com a população do Rio de Janeiro, sem hospital, sem escolas, sem transporte decente e precária segurança pública. Além disso, é um dos que mais avilta os vencimentos de servidores públicos, desestimulando o serviço público de qualidade. Por trás desse \\\"filhinho de papai\\\", que subiu na vida sem grandes esforços, está uma elite podre que valoriza pessoas tão egoístas e vazias.

JOAO NOVAIS SERVIDOR P?BLICO09/07/2013 12:46 Responder

As vezes fico pensando, em certas criticas, é só aproximar as eleições que começam aparecer as criticas e apontar corrupção, só q Cabral já esta no 2º mandato eleito, e esses deputados também, e porque só quando aproxima pleito políticos,é que vem fazer alardes? E outro ponto, o helicóptero, esta a serviço do governador, e de sua família, ou no final de semana, ele ñ é governador? pura baboseira, levar o cachorro, se fizessem, uma viagem só pra isso, seria erro, mis o animal vai junto, que tem de errado? levar gato, cacho, papagaio, galinhas macaco, domesticas e ETC..., . Lembra que a pouco tempo também criticara o gov. de SP, por ter ido buscar seus parente, no aeroporto? A mesma baboseira. o gov. é gov. 24 horas por dia, e esses meios, estão sempre a disposição dele. Criticar isto é só politicagem, barata. Seria justo, q no final de semana, a família juntamente com o gov. pegar seu carro e ir pra sua casa de veraneio, e mais dentro do estado que governa? Ou ele vai só no helicóptero e sua família de carro. E se ele tiver que volta a qualquer momento como volta? Pura burrice de quem critica, e, se estivessem lá faria o mesmo, ou pior. Ah! ñ moro em SP ou RJ.

Conheça os produtos da Jurid