Denúncias contra homofobia na internet crescem 88%

Denúncias de conteúdo homofóbico na internet renderam 4.983 queixas nos primeiros nove meses de 2010

Fonte: Agência Estado/ Exame

Comentários: (3)




São Paulo - As denúncias de conteúdo homofóbico na internet renderam 4.983 queixas nos primeiros nove meses de 2010, 88% a mais do que no mesmo período de 2009. O crescimento foi na contramão dos vários outros tipos de denúncia de abuso na internet, como racismo e intolerância religiosa, que diminuíram. Os dados são da ONG SaferNet.


Os casos de homofobia ultrapassaram os de xenofobia, que acontecem com naturalidade nas redes sociais - como os recentes comentários de uma estudante de Direito de São Paulo pedindo o afogamento de nordestinos. As denúncias de racismo caíram 57% no período, enquanto as reclamações de neonazismo, 65%.


A última manifestação virtual de grande vulto foi logo após os ataques a jovens na Avenida Paulista após uma suposta paquera. A polêmica “Homofobia sim!” contra “Homofobia não!” tomou conta do Twitter.

Palavras-chave: Homofobia; Crimes; Internet; Denúncia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/denuncias-contra-homofobia-na-internet-crescem-88

3 Comentários

Gerson advogado08/12/2010 12:28 Responder

Pelo número de denúncias, temos a comprovação de que a sociedade não está aceitando esse tipo de comportamento que muitos querem fazer entender com o natural. Só não há uma reação maior pelo fato das pessoas temerem por represálias. Se esses indivíduos têm o direito de escolha de sua opção sexual, que fiquem em seus guetos. E o direito das demais pessoas em não conviver com esse tipo de comportamento distorcido e não raro constrangedor, como é que fica ? Será que esse é o legado que queremos para nossos filhos e netos ? Creio que não. Se é correto não se admitir agressões físicas, não menos correto se permitir que a sociedade se manifeste contra essa violência que gradativamente ganha força a ponto de ameaçar gerações futuras. Com muita razão, portanto, o corajoso manifesto emitido em dias passados por uma universidade paulista.

rick reis engenheiro 05/12/2012 19:07

O senhor e o caso tipico dos que causaram a necessidade d euma lei especifica contra homofobia. Para sua informacao, estudos cinetificos comprovam comportamento homosexual em animais, os veds, livros sagrados hindus com quase 6mil anos de existencia descreve a existencia do terceiro sexo, da sua senssibilidade etc. Portanto, primeiramente, homosexualidade nao e escolha e uma tendencia genetica comprovada cinentificamente por estudos internacionais - nao e doenca enm escolha!!! Segundo, as crinaca sacham que o amor esta acima de tudo, nao se relacionam com pessoas que se amam penssando em suas posicoes sexuais como o senhor deve fazer. Portando caro colega, antes de se preocupar com o relacionamento homoafetivo afetando o futuro de seus filhos, deveria, se me permite sugerir, protestar contra a corrupcao no Brasil que nao so impede seu filho de estudar e ter uma vida digna, mas tambem serve como exemplo de comportamento realmente distorcido!!! gueto sao lugares pra marginais nao pra pessoas de bem, profissionais, religiosos e cidadaos dignos.

ilazir advogada08/12/2010 13:48 Responder

\\\"que fiquem em seus guetos\\\" e onde seria isso? data máxima vênia, Doutor admira-me muito um profissional de uma ciencia social falar sobre segregação de alguem por qual motivo for...Quem disse que uma pessoa tenha mais direitos que outra pessoa por qq questão que seja?Quem é o senhor ou esses seres violentos para me dizerem quando, como e onde e com quem ir?Manifestações contrárias em sede de debate de idéias fazem parte de uma sociedade democrática,mas incitação à violência? faça-me favor , Doutor!!!

rick reis engenheiro 05/12/2012 19:10

Prezado colega, obrigado pela sua colocacao. me dou ao direito de considerar a colocacao do colega acima uma demosntracao de como a educacao e pobre no Brasil

Odilon advogado08/12/2010 14:26 Responder

Doutor Gérson, vamos atualizar um pouco mais os conhecimentos de direito constitucional, mormente direitos fundamentais. Utilizar a palavra gueto já foi uma mancada idescritível, mas afinaçar que os homossexuais estão ameaçando as gerações futuras é totalmente insensato. Ameaçando por que? Em função da moral (e bons costumes) ou estão ameaçando porque não terão filhos???? Fiquei sem saber. Não quero polemizar, mas na nossa profissão adotar posicionamentos desse jaez é muito perigoso, pois nossa obrigação é acima de tudo defender o ser humano, seja ele quem for, seja ele como for.

rick reis engenheiro 05/12/2012 19:11

Paraben doutor!obrigado por sua colocacao!

Conheça os produtos da Jurid