Defesa de Mizael protocola pedido de liberdade na Justiça de SP

Os pedidos de HC foram impetrados para que a Mizael e Evandro respondam em liberdade ao processo. Os dois negam participação no crime e permanecem foragidos

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




Os advogados de defesa do ex-policial Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezerra da Silva, acusados de envolvimento na morte da advogada Mércia Nakashima, ex-namorada de Mizael, protocolaram recursos contra o decreto da prisão preventiva dos réus, na última quinta-feira (16), segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo.


Os pedidos de habeas corpus foram impetrados para que a Mizael e Evandro respondam em liberdade ao processo. Os dois negam participação no crime e permanecem foragidos.


Os recursos serão analisados pela desembargadora Angélica de Almeida e, de acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, não há prazo para a decisão.


No último dia 7, o juiz Leandro Bittencourt Cano, do Fórum de Guarulhos (Grande São Paulo), decretou a prisão preventiva de Mizael e de Evandro. O magistrado também decidiu levar os dois acusados ao júri popular. Cabe recurso.


Na ocasião, o advogado de Mizael, Ivon Ribeiro, afirmou que seu cliente não irá se entregar. 'Nós não fomos informados sobre a pronúncia e o processo não está no cartório para tomarmos ciência da sentença e do juiz e tomarmos providência. Ficamos sabendo pela imprensa e porque a polícia foi até a casa de Mizael, mas ele estava trabalhando', disse.


A prisão foi um pedido do promotor Rodrigo Merli Antunes, feito na semana passada. Ele afirmou ter anexado ao processo 17 novos fundamentos que justificam o pedido. 'São fundamentos concretos de situações de constrangimento, ameaça e perseguição de testemunhas, de forjar e tentar eliminar provas, além da fuga. Mizael demonstrou e verbalizou que nunca vai se dar por vencido e sempre vai fugir enquanto não tiver uma decisão favorável a ele', disse o promotor do caso.


O pedido foi feito junto com as alegações finais do processo, após audiência de instrução, para ouvir testemunhas de defesa e acusação, realizada entre os dias 18 e 21 de outubro. O advogado de Mizael, Samir Haddad Júnior, afirmou, na ocasião do pedido, que não há fato novo para o pedido de prisão.

 

Crime


A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio. Seu carro foi encontrado na represa de Nazaré Paulista no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.


Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro Bezerra da Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado.


Silva chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa de Nazaré Paulista no dia 23 de maio --data de desaparecimento de Mércia--, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.


Na semana passada, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o julgamento dos acusados pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima será em Guarulhos, onde moram os réus e onde morava Mércia.


A defesa de Mizael havia pedido a transferência para Nazaré Paulista (64 km de São Paulo), porque um laudo apontou que a advogada morreu afogada em uma represa da cidade, onde seu corpo foi encontrado.


Haddad Júnior afirmou que aguarda a publicação do acórdão do Tribunal para recorrer da decisão sobre a transferência do caso no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

 

Cronologia do caso


23 de maio


A advogada Mércia Nakashima desaparece após almoçar com a família.


10 e 11 de junho


O carro da advogada é encontrado na represa de Nazaré Paulista (64 km de SP) no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.


25 de junho


A Justiça de São Paulo decreta a prisão preventiva do vigia Evandro Bezerra Silva, depois de ele não aparecer para prestar depoimento no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).


9 de julho


O vigia Evandro Bezerra Silva é preso na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe.


10 de julho


Justiça decreta a prisão temporária de Mizael Bispo de Souza, 40, ex-namorado da advogada Mércia Nakashima, suspeito de ter participado do crime.


14 de julho


Justiça suspende pedido de prisão de Mizael, que não chegou a ser preso.


2 de agosto


O promotor de Justiça de Guarulhos (Grande SP) Rodrigo Merli Antunes oferece denúncia (acusação formal) contra o policial reformado Mizael Bispo de Souza, apontado pela polícia como autor da morte da ex-namorada Mércia Nakashima. Antunes também pediu a prisão preventiva de Mizael, que está em liberdade, e a conversão da prisão temporária de Silva, que vence no dia 8, para preventiva (sem prazo). Mizael foi acusado de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.O vigia Evandro Bezerra Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.


3 de agosto


A Justiça de Guarulhos (Grande São Paulo) aceita a denúncia (acusação formal) do Ministério Público contra Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezerra da Silva e decreta a prisão preventiva dos dois acusados. Eles são acusados de matar Mércia, e passam a ser réus no processo.


4 de agosto


O advogado de Mizael Bispo de Souza, Samir Haddad Junior, entra com pedido de habeas corpus. Mizael é considerado foragido.


5 de agosto


A desembargadora Angélica de Almeida, da 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspende a prisão preventiva do advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza, suspeito de matar a ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima, 28.


9 de agosto


A 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo suspende a prisão preventiva do vigia Evandro Bezerra da Silva.


11 de agosto


Polícia faz a reconstituição de parte do dia em que Mércia Nakahima desapareceu. A polícia refez os passos de Mizael das 11h do dia 23 de maio até por volta de 18h40. Mércia teria sido vista pela última vez por volta de 18h30. Segundo o delegado Antônio de Olim, que coordena a investigação, a vistoria serviu para reforçar as contradições no depoimento do suspeito Mizael Bispo Souza.


31 de agosto


Instituto de Criminalística entrega à Polícia Civil de São Paulo e ao Ministério Público o laudo pericial sobre a morte da advogada Mércia Nakashima. A principal evidência apresentada no documento é uma alga encontrada em um sapato de Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da jovem, que seria compatível com alga presente na represa de Nazaré Paulista (64 km de SP), local onde o corpo dela foi encontrado.


18 a 21 de outubro


Justiça de Guarulhos ouve 21 testemunhas do caso, além dos dois acusados, durante audiência de instrução.


Na semana passada, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o julgamento dos acusados pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima será em Guarulhos, onde moram os réus e onde morava Mércia.


A defesa de Mizael havia pedido a transferência para Nazaré Paulista (64 km de São Paulo), porque um laudo apontou que a advogada morreu afogada em uma represa da cidade, onde seu corpo foi encontrado.

Palavras-chave: Habeas Corpus; Crime; Mércia Nakashima; Mizael Bispo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/defesa-de-mizael-protocola-pedido-de-liberdade-na-justica-de-sp

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid