Decisão do STF pode levar bancos a prejuízo de R$ 149 bi, diz procurador

Cerca de 390 mil processos estão parados em várias instâncias do Judiciário aguardando a decisão do Supremo Tribunal Federal

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (9)




Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), em sessão marcada para a próxima quarta-feira (27/11), pode levar o sistema bancário a um prejuízo de R$ 149 bilhões e a uma forte retração do crédito no país. A opinião é do procurador do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira. Na sexta-feira (22), ele advertiu que o rombo no sistema financeiro brasileiro ocorrerá se a Corte decidir que os bancos devem pagar as diferenças nas perdas no rendimento de cadernetas de poupança causadas pelos planos econômicos Cruzado (1986), Bresser (1988), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991).


Ferreira se reuniu com o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, e com outros ministros para defender a manutenção da validade dos planos. Também estavam presentes o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.


O Supremo marcou para a próxima quarta-feira (27) o julgamento da ação na qual a Consif (Confederação Nacional do Sistema Financeiro) pretende confirmar a constitucionalidade dos planos econômicos. Na mesma ação, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pede que os bancos paguem aos poupadores os prejuízos financeiros causados pelos índices de correção dos planos inflacionários. Ao todo, 390 mil processos estão parados em várias instâncias do Judiciário aguardando a decisão do Supremo.

Palavras-chave: planos econômicos caderneta de popupança índice de correção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/decisao-do-stf-pode-levar-bancos-a-prejuizo-de-r-149-bi-diz-procurador

9 Comentários

Antonio Garcia Bancário aposentado e advogado25/11/2013 22:20 Responder

Ora, Ora, Ora, como poderia ser diferente o discurso de um \\\"banqueiro\\\". Não existem levantamentos contábeis que provem essa quantia anunciada. Primeiro porque não passa de suposição. E mesmo que seja uma previsão acertada, tem0s o fato de que nosso Tribunais Superiores já se encarregaram de reduzir um altíssimo percentual dessas ações quando definiu-se que o prazo prescricional para a Ação Civil Pública é de 05 (cinco) anos. Enfim, a nós pobres mortais, só resta esperar e confiar na JUSTIÇA.

jose sapucaia ex-bancário25/11/2013 23:25 Responder

Isso só vem confirmar, que os banqueiros ganharam muito na época. Como o sistema financeiro sempre financiou as campanhas políticas, é bem provável que os pobres poupadores venham a perder essas ações.

CARMEN BANCÁRIA E ADVOGADA26/11/2013 2:13 Responder

È os banqueiros não podem mesmo sofre tamanho rombo, mas o povo.. Ha!! Quem é o povo, este que vá trabalhar e buscar o que perdeu. Alguém aí lembrou dos Brasileiros que sofreram o rombo em seus bolsos??????

Demerval bacharel n?o tem profiss?o.26/11/2013 10:30 Responder

Bla, Bla, Bla, Bla.....Os bancos não terão prejuízos, na verdade o lucro é que vai reduzir, ou alguém já se esqueceu das inúmeras notícias veiculadas na mídia dos lucros extratosféricos dos bancos. Os bancos ganharam sim dinheiro com os planos econômicos, já o povo ... (nem precisamos dizer). E para terminar, o STF teem que observar que já foram pagas várias indenizações referentes a estes planos e que, caso julgue o contrário, teremos uma parcela que foi devidamente ressarcida e outra que amargará o prejuízo que os bancos alegam que terão.... Bla, blá, bla, bla.....

TELMO ARISTIDES ADVOGADO26/11/2013 11:13 Responder

O Estado está sempre envolto a alardes desta natureza. Em momento de julgamento daqueles que o comandam (mandam e desmandam) surgem sempre manifestações deste jaez. Mas, não passa de pressão especulativa a perpetuar a injustiça em prol da situação econômica dos ricos. Foi assim, recentemente, o PT com o mensalão; e agora, o BACEN com os expurgos inflacionários. Como podemos falar em prejuízo se a vantagem auferida pelos bancos naquele tempo era indevida? então, devemos consentir na perpetuação do enriquecimento sem causa dos ricos às custas do povo? Deixemos de demagogia e de discursos cheios de malícia a cravar ser a sociedade brasileira formada por ignorantes!

Jaime Rosa Advogado26/11/2013 11:49 Responder

É restituição, do que eles levaram, ganharam

geraldo j coutinho de assis advigadi26/11/2013 22:35 Responder

ESTA É A BRIGA ENTRE DAVI E GOLIAS.DE UM LADO O POVO, QUE A DURAS PENAS POUPOU.DO OUTRO LADO O GIGANTE, O GRANDE CONGLOMERADO DOS BANCOS, AS ENTIDADES QUE MAIS LUCRA NESTE PAÍS.DIANTE DESTAS FORÇAS, A BALANÇA VAI PENDER PARA O LADO MAIS FORTE, ESTE FILME É ANTIGO.MAIS UMA VEZ O POVO VAI PERDER, POIS O ROMBO CONTRA OS BANCOS VAI SER SUPERIOR A 450 BILHÕES.

Selma Lemos Advogada27/11/2013 4:47 Responder

SÓ O POVO PODE PERDER? ELES NÃO?? SINAL DE QUE ELES GANHARAM MUITO DINHEIRO DO POVO COM ESSES FAMIGERADOS PLANOS!!

DAILY COUTINHO FIGUEIRA ADVOGADO05/12/2013 19:55 Responder

É hora do STF ser firme contra a pretensão dos banqueiros. E daí se vai causar rombo no cofre dos bancos?? quantos rombos eles causam diariamente no bolso dos brasileiros com suas tarifas e taxas exorbitantes?

Conheça os produtos da Jurid