CPI: armas da polícia vão para criminosos

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




Um relatório parcial divulgado pela CPI do Tráfico de Armas, nesta segunda-feira, mostra que um dos grandes problemas do setor ainda é o desvio de armas de fogo usadas pelo poder público, principalmente por policiais militares e integrantes das Forças Armadas. De acordo com o levantamento, uma em cada cinco armas apreendidas no Rio de Janeiro, por exemplo, pertenceu ao poder público antes de chegar nas mãos de criminosos. O rastreamento de 10.549 armas apreendidas entre 1998 e 2003 no Estado do Rio mostra que 1.928 (18,3%) pertenciam principalmente à Polícia Militar ou eram de uso particular de policiais militares.

Em São Paulo, o número é ainda maior. 85% de 43.266 armas apreendidas entre 2003 e 2006 são de origem nacional. Todas as informações constam no sub-relatório que o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) pretende apresentar à CPI nesta quarta-feira, quando será votado o relatório final.

Segundo Jungmann, sub-relator da CPI, além dos casos de roubos e furtos, a CPI ainda trabalha com a hipótese de que policiais vendam para bandidos suas armas pessoais, já que a cada dois anos, PMs e militares das Forças Armadas compram três armas para uso pessoal, além de milhares de cartuchos e munições.

O rastreamento apresentado no sub-relatório mostra ainda que 22% das armas originalmente pertencentes ao poder público eram do Exército, seja da instituição ou de uso particular dos militares. 8% eram de secretarias estaduais de Segurança, 4% da Aeronáutica e percentuais bem menores pertenciam à Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha, empresas estatais, polícias civis e outros.

Os números não avaliam o impacto do Estatuto do Desarmamento, pois as armas apreendidas depois de 2003 podem ter sido negociadas no mercado interno antes deste período. Ou seja: há um risco de ter crescido a compra ilegal de armas pelo exterior, o que, neste caso, mudaria o balanço feito pela própria CPI.

Palavras-chave: polícia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cpi-armas-da-policia-vao-para-criminosos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid