Conheça cinco (bons) motivos que fazem os brasileiros buscarem crédito

Por Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora.

Fonte: Hamilton Ribas

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Dinheiro na mão pode até ser vendaval, como canta Paulinho da Viola, mas também pode resolver muitos problemas – principalmente em um país como o Brasil. Quando bem utilizado pelas pessoas e empresas, o acesso a crédito em instituições financeiras representa o alívio no orçamento e até a realização de sonhos e objetivos que seriam difíceis de serem alcançados apenas com a renda familiar. Em suma: é um fator que representa mais segurança e tranquilidade para o futuro.


Não à toa, a procura por crédito segue em alta no mercado brasileiro, com aumento de 3,5% em julho de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021 e uma variação acumulada de 7,4%, segundo o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito, elaborado pela Serasa Experian. Isso explica as funcionalidades que um dinheiro extra proporciona tanto para cidadãos quanto para organizações. Então, confira cinco bons motivos que fazem os brasileiros buscarem crédito:


1 – Pagar dívidas


Chega a parecer contraditório, mas buscar crédito para pagar dívidas pode ser uma alternativa interessante para quitar todas as pendências. A ideia aqui é fazer a substituição, ou seja, adquirir uma dívida, com uma única taxa de juros, para pagar todas as outras, com índices de juros e multas diferentes. Essa tática, quando bem executada, garante um pouco mais de tranquilidade no orçamento de pessoas e empresas. Entretanto, é necessário fazer todos os cálculos para avaliar se compensa financeiramente.


2 – Comprar um imóvel


O sonho da casa própria continua mobilizando grande parte das famílias brasileiras. Sair do aluguel e encontrar um local para chamar de seu está entre os grandes objetivos. Entretanto, o preço de um imóvel, seja casa, seja apartamento, é bem maior do que a capacidade de pagamento da população nacional. Assim, para transformar esse sonho em realidade, a melhor recomendação é recorrer a diferentes modalidades de crédito, como financiamento ou consórcio.


3 – Adquirir ou trocar automóvel


Assim como os imóveis, os carros também integram os principais sonhos de consumo dos brasileiros e contam com valores elevados. Adquirir ou trocar de veículo não é uma tarefa fácil, ainda mais com a pandemia de covid-19, que aumentou o preço dos automóveis usados. Dessa forma, é necessário contar com o apoio de crédito extra para realizar esse tipo de investimento. Os financiamentos e consórcios, oferecidos por diversas instituições financeiras, revelam-se opções fundamentais nesse sentido.


4 – Estudar e fazer intercâmbio


Praticamente metade dos jovens brasileiros de 16 a 20 anos (48%) deixaria o Brasil se tivesse oportunidade, segundo pesquisa realizada pela agência Ana Couto. A possibilidade de fazer intercâmbio ou simplesmente de reforçar os estudos para ter uma carreira mais estável estão entre os principais investimentos que as famílias brasileiras buscam alcançar. Diante da valorização do dólar e do cenário de instabilidade econômica, uma forma de conquistar essa empreitada é buscar empréstimos para custear as oportunidades.


5 – Empreender e inovar


Por fim, outro bom motivo que leva as pessoas a buscarem crédito em instituições financeiras é o desejo de abrir o próprio negócio. O sonho de empreender move grande parte dos brasileiros, uma vez que eles não ficam mais dependentes do risco de demissão diante de uma grave crise, por exemplo. Entretanto, para montar uma empresa, é necessário ter capital para iniciar a operação. A maioria das instituições já oferecem linhas de crédito específicas para pequenos empreendedores, com taxas e condições bem vantajosas.  


Como se vê, as cinco situações mostram como a busca por crédito tem a capacidade de potencializar a organização financeira de empresas e a própria vida das pessoas. O importante, porém, é se planejar e, principalmente, encontrar as melhores instituições para isso, com taxas e condições que realmente se adequam à realidade de cada um. Sem esse cuidado, o risco de endividamento aumenta – e o que era para ser um alívio, torna-se mais um pesadelo.  


*Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora, startup de empréstimos pessoais facilitados – e-mail: limitenahora@nbpress.com   


Sobre a Limite na Hora - A Limite na Hora é uma empresa de empréstimos pessoais fundada em maio de 2021. O objetivo é facilitar a obtenção de crédito com rapidez, agilidade e sem burocracia. O empréstimo é feito pelo limite do cartão de crédito, com taxas bem menores que as convencionais, e o atendimento é 100% digital e humanizado. Com um ano de existência, a empresa vem crescendo de forma positiva mês a mês. Saiba mais em: www.limitenahora.com.br

Palavras-chave: Cinco Motivos Brasileiros Busca Crédito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conheca-cinco-bons-motivos-que-fazem-os-brasileiros-buscarem-credito

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid