Conectividade no campo: Tecnologias agilizam processos e reduzem custos

Especialistas em 4G falaram no último episódio do Agrishow Labs sobre as benesses da conexão no agronegócio. Os debates estão disponíveis no canal do YouTube da Agrishow.

Fonte: Enviado por Marina Diana

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O encerramento da jornada digital do Agrishow Labs trouxe como último episódio um bate papo com dois especialistas em conectividade no campo, que abordaram tanto os desafios, quanto as oportunidades.  O programa “Grandes Nomes do Agro” falou sobre o futuro da agricultura digital, que já faz parte da realidade do agronegócio em muitos casos.


“O grande desafio para conectar o campo no Brasil é a infraestrutura. O país é enorme, as fronteiras agrícolas são regiões desprovidas de infraestrutura. Há mais de 4 anos temos trabalhado neste projeto (4G no campo) e entender como conectar e aproximar as máquinas do agro”, disse Alexandre Dal Forno, líder do projeto 4G TIM no campo.


Segundo ele, o 5G deve chegar no campo com o lançamento da tecnologia em junho no Brasil, apesar de não ser de forma imediata. Dal Forno disse que atualmente existem 4700 cidades com 4G atendendo muitos perfis dentro do universo do agronegócio. “O caminho é grande, o 4G é uma tecnologia que tem ecossistema bastante avançado, máquinas que já vêm com essa tecnologia e pode ser a grande porta para a digitalização do agro. A maior dor da digitalização no ambiente rural não era a conectividade, mas a aproximação dos processos”, salientou o especialista da TIM.


Já Gregory Riordan, diretor de tecnologia da CNH Industrial e graduado em mecatrônica, em administração e com MBA em gestão de projetos, disse que a pressão do aumento populacional exige um aumento de produtividade, mas sem aumento de área, dada a sustentabilidade, e há ainda pressão sobre custos, insumos, óleo diesel e fertilizantes.


“Sem dúvida a digitalização consegue conciliar muito bem nas duas frentes. Temos casos de usos no Brasil da conectividade em propriedades e como isso trouxe benefícios. Em logística e uso de combustível, por exemplo, conseguimos uma redução”, destacou o especialista. “O céu ainda é o limite para tudo em soluções de logísticas, armazenagem [e] soluções digitais para aumento de produtividade”, completou.


Programação


Ao todo, a Agrishow Labs teve onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado. Os episódios estão disponíveis no portal da Agrishow e no canal do YouTube da maior feira de agronegócio do País. Todos os episódios anteriores estão com acesso livre.


SERVIÇO


Agrishow Labs


Acesse gratuito em https://www.youtube.com/c/agrishowfeira

Palavras-chave: Conectividade Campo Tecnologias Agilidade Processos Redução Custos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conectividade-no-campo-tecnologias-agilizam-processos-e-reduzem-custos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid