Condenado, Genoino quer assumir vaga de deputado

Genoino ganhou apoio do partido para reassumir uma vaga na Câmara dos Deputados a partir do início de 2013

Fonte: Folha

Comentários: (2)




Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino ganhou apoio do partido para reassumir uma vaga na Câmara dos Deputados a partir do início de 2013.

 
Ele pretende herdar a cadeira do petista Carlinhos Almeida, eleito para a Prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista.

 
Na eleição de 2010, Genoino foi candidato a deputado federal, mas não teve votos suficientes e ficou como suplente do partido.

 
A cúpula do PT, que já fez desagravo ao ex-dirigente depois das condenações no STF (Supremo Tribunal Federal), já decidiu dar respaldo à sua posse em Brasília.

 
"O Genoino é o suplente e vai assumir. Sem problema nenhum", disse à Folha o presidente do PT, Rui Falcão, na festa da vitória do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad.

 
Apesar do impacto negativo das condenações na opinião pública, deputados petistas têm manifestado internamente que sairão em defesa da volta do ex-dirigente à vida pública.

 
"Genoino precisa recuperar a sua cidadania política", diz Paulo Teixeira (PT-SP), cotado para assumir a vice-presidência da Câmara em 2013, quando a Casa voltar ao comando do PMDB.

 
A hipótese de retorno do ex-deputado vinha sendo tratada com discrição durante a campanha para não prejudicar candidatos petistas.

 
Com a eleição de Haddad garantida, a defesa dos condenados no mensalão volta à pauta do PT, que divulgará uma nota sobre o resultado do julgamento nos próximos dias (leia nesta página).

 
Obstáculos


Os planos de Genoino ainda podem esbarrar na decisão do STF. Petistas dizem que é preciso aguardar o fim do julgamento para saber se a pena de perda de função pública, aplicada a réus do processo, pode impedir a posse do ex-presidente da sigla.

 
A defesa dele sustenta que as punições só valerão a partir da publicação do acórdão do STF, que ainda pode demorar até seis meses.

 
Com isso, Genoino poderia tomar posse em janeiro e esperar a decisão exercendo seu mandato na Câmara.

 
O advogado do petista, Luiz Fernando Pacheco, diz que ele ainda não teria decidido se assume a vaga na Câmara, mas afirmou não ver qualquer obstáculo para que ele tome posse.

 
Ficha Limpa


"A princípio, não há impedimento para isso", diz.


Como a Lei da Ficha Limpa não se aplicou às eleições de 2010, os petistas sustentam que o texto também não poderá ser evocado para impedir a posse do ex-deputado.

 
O partido também tem um argumento pronto para defender o mandato de seu ex-presidente caso o acórdão do STF determine a perda do cargo. Neste caso, o PT vai sustentar que a decisão de cassar o deputado cabe exclusivamente à Mesa da Câmara.

 
Essa questão já está em debate no caso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

Palavras-chave: Condenação; Mensalão; Ficha limpa; Política

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/condenado-genoino-quer-assumir-vaga-de-deputado

2 Comentários

valdeci Assist. jurídico31/10/2012 11:31 Responder

É a podridão do brasil

rosaellei lemes da rocha moraes advogada31/10/2012 18:26 Responder

É uma vergonha! Pensam que estão acima da justiça. Já mamou demais nas tetas do governo.Que tal pensar em trabalhar! Quem tem ficha suja não pode ser admitido como funcionário público. Regra que vale para todos brasileiros que pleiteam cargo público, até para políticos .

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLIC 02/11/2012 22:52

Lembrar que valem usar todas as brechas das leis e normas, pra se defender e ser defendido. Não podemos usar dois pesos e duas medidas, quando estou defendendo e quando estou acusando, é a função dos bons jurista, defender os direitos legais de seu cliente, é pra isto que se constitui um bom defensor e não, constituir os advogados; forminha de bolo, ou arroz com feijão que só andam nas estradas por outros abertas: o cliente tem seus direitos de defesa, e ponto.

Conheça os produtos da Jurid