Competência do CNJ para punir juízes motiva debate na Comissão de Justiça

O Supremo Tribunal Federal deve julgar na tarde desta quarta-feira uma Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre o assunto

Fonte: Agência Senado

Comentários: (1)




Frente ao embate que ocorre no Judiciário quanto ao poder do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de punir juízes por má conduta, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará audiência pública sobre o tema. A comissão já havia aprovado requerimento de Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) sugerindo o debate e, nesta quarta-feira (28), acolheu sugestão semelhante do senador Pedro Taques (PDT-MT).

 
Taques lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na tarde desta quarta-feira uma Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre o assunto e ressaltou ainda que o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) apresentou proposta para explicitar na Constituição a competência do CNJ de investigar e aplicar punições a magistrados.


Ao defender o requerimento, o senador pelo Mato Grosso disse considerar essencial que o Conselho Nacional de Justiça tenha condições de atuar de forma plena como órgão de controle do Judiciário.


- Se esvaziarmos as competências do Conselho Nacional de Justiça, vamos transformar esse importante órgão da República em mero órgão de estatística do Poder Judiciário - frisou.


Devem ser convidados para a audiência pública os presidentes do CNJ, ministro Cezar Peluso, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, além da corregedora Eliana Calmon.

Palavras-chave: CNJ; Debate; Competência; Justiça; Magistrados; Punição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/competencia-do-cnj-para-punir-juizes-motiva-debate-na-comissao-de-justica

1 Comentários

Gilberto sua profissão29/09/2011 11:10 Responder

Está de parabéns o Ilustre Senador Demóstenes Torres pela iniciativa da proposta.

Conheça os produtos da Jurid