Comissão da Verdade de Pernambuco se reúne com presidenta do STM

Reunião tem como pauta assinatura de termo de cooperação para pesquisas nos arquivos do STM, principalmente os referentes aos processos julgados durante o regime militar

Fonte: STM

Comentários: (0)




A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, de Pernambuco, se encontra hoje com a presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha. A reunião marcada para 17h30 tem como pauta a assinatura de termo de cooperação para pesquisas nos arquivos do STM, principalmente os referentes aos processos julgados durante o regime militar.


Esta não é a primeira vez que o STM firma parceria com órgãos que procuram estudar o acervo histórico guardado pelo Tribunal. Em abril do ano passado, a Comissão Nacional da Verdade solicitou ao presidente na época, o ministro Raymundo Cerqueira, a cessão de mais de 150 mil páginas de um processo ocorrido na década de 70. Segundo o procurador-regional Marlon Weichert explicou durante a visita, “cerca de 150 mil páginas microfilmadas estão deterioradas e nós precisamos do arquivo original, pertencente ao STM, para que possamos finalizar o projeto de digitalização”.


O arquivo original foi disponibilizado e contou com o apoio da Força Aérea Brasileira para que fosse transportado até São Paulo. A restauradora e servidora da Justiça Militar da União, Alessandra Ferrari, acompanhou o trabalho de transporte dos arquivos, de restauração e digitalização dos documentos que hoje fazem parte do acervo disponibilizado no portal Brasil Nunca Mais Digital.

Palavras-chave: comissão da verdade superior tribunal militar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-da-verdade-de-pernambuco-se-reune-com-presidenta-do-stm

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid