CNMP aprova Resolução que assegura prerrogativa da advocacia

A Resolução assegura o direito do advogado de ser recebido por promotores de Justiça, procuradores de Justiça ou da República, independente do horário, previamente marcado ou outra condição

Fonte: OAB

Comentários: (1)




O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou hoje (28), por unanimidade, Resolução assegurando o direito do advogado ser recebido por promotores de Justiça, procuradores de Justiça e procuradores da República, “independente de horário previamente marcado ou outra condição”, observando-se apenas a hora de chegada.


O secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinicius Coêlho, representando o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, na sessão do CNMP, ressaltou a importância do respeito às prerrogativas do advogado, como o direito de ser recebido em audiência por autoridades públicas.“O advogado é essencial ao devido processo legal, ao julgamento justo, à prevalência dos direitos do cidadão e, portanto, à preservação do Estado Democrático de Direito", afirmou Marcus Vinicius durante a sessão.


A proposta de Resolução aprovada foi apresentada pelo conselheiro Fabiano Silveira, representante do Senado Federal no CNMP. Ela estabelece que o advogado só não será recebido imediatamente se houver um motivo justificado, como o fato do membro do Ministério Público se encontrar em audiência judicial. Nessa hipótese, a Resolução determina que seja agendado “dia e hora para o atendimento, com a necessária brevidade”.

 

A medida aprovada determina ainda que, em casos urgentes, “com evidente risco de perecimento de direito”, o atendimento fica garantido, inclusive em regime de plantão, caso necessário. De acordo com o regimento interno do CNMP, o membro do Ministério Público que descumprir uma Resolução do órgão pode sofrer uma representação disciplinar por conduta incompatível.

Palavras-chave: Resolução; Garantia; Advocacia; Aprovação; Direitos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnmp-aprova-resolucao-que-assegura-prerrogativa-da-advocacia

1 Comentários

Rejane Bastos advogada02/09/2012 16:54 Responder

Mais uma vitória para a classe que padece com o desrespeito do não atendimento por parte dessas autoridades.

Gilberto Lenhardt sua profissão 04/09/2012 11:33

Prezada colega, será que irão cumprir a referida Resolução? Eles se julgam estarem acima de tudo e de todos, mormente de nós, advogados. Acho que eles esquecem de que a faculdade onde concluíram seu bacharelado é a mesma que todo e qualquer bacharel em direito cursa.

Conheça os produtos da Jurid