Clonagem certificados digitais TRT RJ

Por Gustavo Rocha.

Fonte: Gustavo Rocha

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Há alguns dias foi noticiado que no TRT do RJ houve uma clonagem de certificados digitais e com isto falsários teriam obtido mais de 4 milhões de reais em saques com alvarás.


Um debate interessante sobre a possibilidade de clonagem dos certificados digitais e mais, sobre a segurança dos mesmos no processo eletrônico.


Acredito  que nenhum tipo de tecnologia seja totalmente inviolável, entretanto, certificados digitais são meios seguros de boa para excelente confiabilidade.


Culpar a invasão/clonagem apenas a tecnologia é pueril.


Em fato, mesmo sem investigações conclusivas, ao meu pensar, há interferência humana para que o certificado fosse clonado (emissão falta) ou mesmo copiado, onde deveria o falsário ter acesso ao certificado digital, senha e outros elementos.


E neste raciocínio, é imperioso que além de investir pesado em tecnologia, devemos investir pesado em treinamentos, em fluxos e procedimentos para dar maior segurança e minimizar o erro humano.


A tecnologia não é perfeita e o ser humano também não.


De nada adianta um sistema altamente seguro, confiável contra terceiros e invasões se a pessoa que lida com o sistema coloca num papel em frente ao computador senha.


A situação ocorrida com o TRT RJ é um exemplo para que se investigue com atenção pessoas envolvidas, como se deu o fluxo para que o crime ocorresse e principalmente quais alterações serão necessárias fazer para que estes fluxos não se repitam.


Dar crédito aos fatos apenas aos instrumentos que foram usados é querer criminalizar o revólver e não quem estava manejando o mesmo.


E no seu negócio, você investe em tecnologia? Você busca o melhor e mais atualizado? 


Se assim o faz, parabéns! Entretanto, sem treinamentos para equipe, sem fluxos desenhados que deem e reforcem a segurança, todo este investimento pode ser um insucesso.


#PenseNisto


Sou Gustavo Rocha, Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB no RS e SP. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.


Quer conhecer mais? www.gustavorocha.com

Prefere mandar e-mail ou adicionar nas redes sociais? gustavo@gustavorocha.com 

Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Palavras-chave: Clonagem Certificados Digitais TRT RJ

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/clonagem-certificados-digitais-trt-rj

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid