Cliente retido em porta giratória receberá indenização

Fonte: TJRS

Comentários: (0)




Cliente barrado por porta giratória de agência do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A, em Porto Alegre, vai receber indenização por dano moral. A decisão é da 6ª Câmara Cível do TJ RS. A indenização foi fixada em 20 salários mínimos (R$ 6 mil), corrigido monetariamente pelo IGP-M e acrescido de juros moratórios de 6% ao ano, ambos a contar da citação.

O fato ocorreu na agência localizada na Rua General Câmara, nº 250, em abril de 2001. O cliente precisou entregar seu cartão magnético para demonstrar ser correntista. Insatisfeita, a gerência exigiu documento de identidade e, ainda assim, não conseguiu entrar na agência. A entrada foi liberada somente após auxílio da Brigada Militar, que identificou as partes.

Para o Desembargador Antônio Corrêa Palmeiro da Fontoura, ?resta configurado o dano moral quando ocorrido o constrangimento ilegal na presença do público que aguardava na fila do estabelecimento, bem como das demais pessoas que se encontravam dentro da agência bancária?.

No entender do magistrado, ?tanto o vigilante quanto o gerente agiram de forma excessiva no seu dever de zelar pela segurança (da agência), ao impedir que o autor ingressasse no banco mesmo depois de ter esvaziado a pasta que carregava, aberto a camisa para mostrar que não portava arma de fogo, e apresentado documento de identificação?.

As conclusões do voto foram acompanhadas pelos demais julgadores, Desembargadores Cacildo de Andrade Xavier, que presidiu a sessão realizada nessa quarta-feira (10/8), e Ubirajara Mach de Oliveira.

Proc. 70009408113 (João Batista Santafé Aguiar)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cliente-retido-em-porta-giratoria-recebera-indenizacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid