Cinco por Cento

Recebi um texto que fala da reação de um professor para seus alunos, que faziam bagunça durante sua aula. Dizia o professor: - "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma.

Fonte: Luciano Pires

Comentários: (0)




1. Deu a lógica. Gugu no troféu Brasileiro Pocotó. João Kleber, Luciana Gimenez e agora o Gugu. Vocês repararam como o povo só vota em apresentador de TV? Qual a razão? Não sei...Só sei que está aberta a temporada de Setembro. Vamos eleger mais um candidato para a grande final de novembro. Acesse http://www.lucianopires.com.br e dê sua opinião.

2. Na enquete, deu que 60 % acharam a transmissão das Olimpíadas ufanista demais, endeusando os atletas antes da hora, e 26% acharam que teve muito bla bla bla. Será que os responsáveis pelas transmissões sabem disso?

3. Chegou a hora de um novo chamado por assinantes. Você encaminha meus textos para outras pessoas? Mande-me essa lista de amigos, para que eu os cadastre. Temos hoje 13 mil despocotizadores. Vamos chegar aos 25 mil!

CINCO POR CENTO

Recebi um texto que fala da reação de um professor para seus alunos, que faziam bagunça durante sua aula. Dizia o professor: - "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes...

É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.

Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos.

Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje".

Que paulada, hein? Um escritor chamado Jose Ingenieros, escreveu muito tempo atrás que o mundo é feito de gênios de um lado e idiotas de outro. No meio, bilhões de pessoas que usam o bom senso, seguem as normas, atuam por consenso: as pessoas medíocres. São medíocres na medida em que estão no meio, na média, fazendo tudo aquilo que delas se espera.

Muitos medíocres estão próximos da genialidade. Outros, da idiotice. Aquele professor alertou os alunos para que percebessem em que metade estariam: entre medíocres e idiotas ou medíocres e gênios?

Cabe a nós, que desempenhamos um papel de formadores de opinião, refletir sobre nossa responsabilidade na sociedade.

Não precisamos de um país de gênios. Precisamos de um país com a maioria de pessoas acima da mediocridade, capazes de escapar da estúpida combinação deste começo de milênio: a mídia sem compromisso com o futuro e um sistema educacional estagnado que tentam transformar o Brasil num país habitado por uma maioria de medíocres-idiotas...

Não sei se a história daquele professor é verdadeira. Mas concordo com cada palavra que ele disse.

E provoco: entre medíocre-idiota e medíocre-genial, onde você se coloca?

Luciano Pires é profissional de comunicação, jornalista, escritor, conferencista e cartunista, atualmente Diretor de Comunicação Corporativa da Dana. Visite o site www.omeueverest.com .

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cinco-por-cento

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid