Cheque: cliente já pode pedir inclusão da data de ingresso no sistema financeiro

Fonte: InfoMoney

Comentários: (0)




A partir desta quarta-feira, 1º de junho, os correntistas poderão contar com mais uma ferramenta de proteção ao consumo. É que nesta data passa a vigorar a norma que obriga os bancos a informarem nos cheques a data de ingresso do cliente no sistema financeiro, e não a data de abertura da conta.

Assim, a prática do comércio em recusar o recebimento de cheques de consumidores com pouco tempo de conta corrente - entre seis e doze meses - está com os dias contados.

Solicitação é responsabilidade do cliente

Originalmente a mudança deveria ter entrado em vigor em 1º de maio, mas foi adiada em um mês para uma correção na nova norma do Conselho Monetário Nacional (CMN). Ajustes feitos, a partir de junho tudo muda, mas a critério de cada cliente.

Isto porque a solicitação deve partir do correntista, caso contrário, a mensagem impressa no cheque continua da forma como é hoje. Basta, para tanto, solicitar formulário específico no banco.

Cabe destacar ainda que foi exatamente este o motivo que levou ao adiamento do prazo anteriormente previsto. O CMN havia anunciado que a atualização dos cadastros seria de competência dos próprios bancos.

Como fica a nova mensagem

Assim, que optar pela mudança não terá mais impresso no cheque a atual mensagem "cliente desde", pois passará a vigorar a seguinte: "cliente do Sistema Financeiro Nacional desde".

Entretanto, se o cliente não for um bom pagador, o banco poderá se recusar a conceder o documento atualizado, e aí sim ele poderá ter problemas ao tentar fazer qualquer compra no comércio.

"Razão" para a discriminação

Da forma como é atualmente, o consumidor é discriminado simplesmente por ter mudado de instituição financeira e possuir uma conta nova, mesmo sendo bom pagador.

No comércio, o raciocínio é o seguinte: quanto mais novo no banco, mais o cliente tende a gastar de forma indiscriminada, usando cheques e limites de cheque especial em excesso. Por isto, a chance de esta pessoa ser mal pagadora seria maior. Entretanto, o fato de ter uma conta nova não significa que seja novo no sistema financeiro, o que hoje não é levado em consideração.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cheque-cliente-ja-pode-pedir-inclusao-da-data-de-ingresso-no-sistema-financeiro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid