Certidão de ações trabalhistas passa a ser emitida pela internet

A partir do dia 15 de março, os interessados não mais precisarão se deslocar até os fóruns locais para obter o documento

Fonte: TRT da 2ª Região

Comentários: (3)




Dando continuidade às ações em prol da celeridade e da economia, o TRT-2 implanta a certidão eletrônica de ações trabalhistas.


A partir do dia 15 de março, os interessados não mais precisarão se deslocar até os fóruns locais para obter o documento, bastando realizar o pedido e a emissão pela internet.


As certidões serão emitidas pela Unidade de Atendimento de São Paulo de acordo com os registros constantes dos sistemas de acompanhamento processual do TRT até a data da emissão, e abrangerão todos os processos da 2ª Região que não tenham sido arquivados pelo cumprimento da obrigação.


Pela nova sistemática, o interessado enviará eletronicamente o comprovante de quitação dos emolumentos cabíveis e, em até 5 dias úteis, a certidão será liberada, ficando disponível por até 30 dias corridos. Caso não sejam recolhidos os emolumentos em até 30 dias da solicitação, o interessado deverá refazer o pedido.


A emissão da certidão exigirá petição fundamentada ao juiz responsável nos seguintes casos: certidão relativa à pessoa física ou jurídica que figura no polo ativo; de abrangência territorial ou temporal restrita; que contemple processos arquivados definitivamente; referente a nome grafado de forma diversa do registro da Receita Federal do Brasil.


Confira todas as disposições sobre o assunto, em provimento publicado no último dia 20:


PROVIMENTO GP/CR nº 02/2013


Altera a Consolidação das Normas da Corregedoria deste Tribunal.


A PRESIDÊNCIA e a CORREGEDORIA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais:


CONSIDERANDO a demanda encaminhada à área de Tecnologia da Informação deste Tribunal (1G-04/2012), aprovada pelo Comitê de Tecnologia da Informação, nos termos da Portaria GP nº 01/2012;


CONSIDERANDO a necessidade de aprimorar o serviço de fornecimento de certidão de ações trabalhistas neste Tribunal, tendo em vista os diversos sistemas de acompanhamento processual que permanecerão em funcionamento até a completa implantação do PJe-JT,


RESOLVEM:


Art. 1º A Seção IV do Capítulo XI da Consolidação das Normas da Corregedoria passa a vigorar com a seguinte redação:


“SEÇÃO IV


DO FORNECIMENTO DE CERTIDÃO DE AÇÕES TRABALHISTAS


Art. 114. A solicitação de certidão de ações trabalhistas promovidas em face de pessoa física ou jurídica, disponível nos serviços eletrônicos constantes do site do Tribunal, será efetuada pelo interessado com a observância das orientações e procedimentos ali apresentados.


§ 1º A certidão de ações trabalhistas será emitida exclusivamente pela Unidade de Atendimento de São Paulo, de acordo com os registros constantes dos sistemas de acompanhamento processual deste Regional até a data de sua emissão, e abrangerá todos os processos em tramitação perante o TRT da 2ª Região que não tenham sido arquivados definitivamente pelo cumprimento da obrigação.


§ 2º Nos casos relacionados a seguir, a solicitação de certidão de ações trabalhistas será efetuada exclusivamente por petição fundamentada dirigida ao Juiz Responsável pela Unidade de Atendimento de São Paulo:


I. Certidão relativa à pessoa física ou jurídica que figura no polo ativo;


II. Certidão de abrangência territorial ou temporal restrita;


III. Certidão que contemple processos arquivados definitivamente;


IV. Certidão referente a nome grafado de forma diversa do registro da Receita Federal do Brasil.


§ 3º Após a efetivação da solicitação, o interessado deverá recolher os emolumentos cabíveis por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU, conforme as orientações prévias exibidas, que observam as disposições constantes no art. 91 deste Provimento.


§ 4º As solicitações efetivadas sem o recolhimento dos emolumentos em até 30 dias corridos serão eliminadas fisicamente da base de dados.


§ 5º Efetuado o recolhimento dos emolumentos, o interessado enviará eletronicamente, via sistema, o comprovante de quitação, de acordo com as orientações que lhe serão apresentadas, e a Unidade de Atendimento de São Paulo providenciará, em até 5 (cinco) dias úteis, a liberação da certidão ao interessado no site do Tribunal, a qual ficará disponível pelo prazo de 30 (trinta) dias corridos.”


Art. 2º Este provimento entra em vigor em 15 de março de 2013.


Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Palavras-chave: Certidão Internet Ações Trabalhistas Fóruns Sistema

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/certidao-de-acoes-trabalhistas-passa-a-ser-emitida-pela-internet

3 Comentários

Esio Antonio Moreira Corretor de Imóveis15/03/2013 13:40 Responder

Boa tarde . Após o pagamento é dito que preciso enviar eletronicamente o comprovante, isso seria eu teria que scanear e enviar para voces?

Fernando A. Lima corretor de imoveis23/05/2013 21:38 Responder

dificel não consigo enviar comprovante de pagamento da gru e o mais chato e que não encontro onde tirar as duvidas tentei enviar em varias lan houses e ninguem conseg ue qual o macete p/favor?

Michella Publicitária10/03/2014 11:24 Responder

Péssimo... não é claro, não conseguimos enviar comprovação de pagamento... telefone disponível a partir das 11:30h e ninguém atende... terei que ir até o órgão competente... o que adianta colocar um serviço que meros cidadãos não conseguem fazer?

Conheça os produtos da Jurid