CAS debaterá a necessidade do exame de Ordem da OAB

Segundo Paim, a maioria dos convidados é contra a prova, pois acreditam que o exame limita a atuação dos bacharéis

Fonte: Senado Federal

Comentários: (2)




A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove nesta quinta-feira (24) audiência pública que terá como tema o Exame de Ordem promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O pedido foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e recebeu apoio de outros senadores.


Segundo Paim, a maioria dos convidados, aparentemente, é contra a prova realizada pela OAB, pois acreditam que o exame limita a atuação dos bacharéis do curso de Direito.


— Também estarão entre os convidados aqueles que acreditam que não, que o Exame é importante para mostrar que o advogado efetivamente fez um belo curso, está preparado e é competente — observou o senador.


O Exame de Ordem da OAB é um teste aplicado três vezes por ano em todo o Brasil e que visa aferir a capacitação básica necessária ao exercício profissional da advocacia. É dividida em duas fases, com uma prova objetiva e uma prova prático-profissional, que só pode ser feita pelos aprovados na primeira fase. Baixos índices de aprovação são recorrentes. No último teste, apenas 12,27% dos candidatos foram aprovados.


Foram convidados para a audiência o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o ministro da Educação, Henrique Paim; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d'Ávila; e representantes dos estudantes de Direito.

Palavras-chave: oab exame da ordem cas bacharéis de direito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cas-debatera-a-necessidade-do-exame-de-ordem-da-oab

2 Comentários

Diego Advogado25/04/2014 9:46 Responder

Essa prova serve para tentar filtrar os bacharéis que se formam nos cursos de direito que qualquer faculdade de esquina possui. É um absurdo dizer que o exame limita o profissional, e, tal teste deveria ser estendido também aos médicos.

Helio Jorge Silvino de Lima Bacharel Direito28/04/2014 10:47 Responder

DIEGO, quando você fala que qualquer faculdade de esquina possui, você esta indo de encontro contra a OAB e o MEC,pois este curso é liberado pela OAB e MEC, porque ? não é visto antes de autorizarem estas faculdade funcionarem sem condições eles deixam os Bachareis, cursarem 5 anos de faculdade para depois dizer que é uma faculdadezinha de esquina como você esta dizendo, é lamentável o que estou vendo principalmente partindo de em Advogado como se diz ser. Pergunto a você e os médicos que estou se formando e estão matando pessoas inocentes o que você me diz, na profissão de Advogado você consegue reverter qualquer erro mais na medicina não pode haver erros, acredito que todos nós Bachareis de Direito temos sim o direito de exercer nossa profissão sem estarmos sendo prejudicados pela OAB é hora de acabar com isto chega de escravidão e humilhação.

Conheça os produtos da Jurid