Cartórios brasileiros adotarão normas de qualidade

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




O Brasil é o primeiro país do mundo a adotar uma norma de qualidade específica para os cartórios de notas e registros. A medida pretende uniformizar as atividades dos 21 mil cartórios do país com avaliação da gestão, informatização, segurança dos dados e o atendimento à população.

A nova norma foi anunciada hoje (21) durante o 8º Congresso Brasileiro de Direto Notarial e de Registros, que acontece em Brasília, pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Barcellar.

Também hoje foi criado o Prêmio Qualidade Total Anoreg, que segundo Barcellar, vai estimular os cartórios a adotarem os princípios da nova regra de forma a melhorarem os serviços oferecidos à população. Os vencedores do prêmio serão os cartórios que se destacarem em gestão, satisfação dos clientes e ações de responsabilidade social. O prêmio é baseado em sistema de certificação de qualidade internacional, como o ISSO 9000. O presidente da Anoreg disse que para receber o prêmio o cartório será auditado por profissionais credenciados por organismos de certificação.

Foi anunciado também a assinatura de uma parceria da Anoreg-BR com o Banco do Brasil, que prevê a realização de dois projetos: o Correspondente Bancário, no qual os cartórios vão passar a atuar como postos de atendimento bancário, como já acontece com as casas lotéricas, e o Cartório do Futuro, que pretende aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios do país.

O Banco do Brasil vai colocar à disposição dos donos de cartório uma linha de financiamento de até R$ 80 mil, corrigidos pela a Taxa de Juros de Longo Prazo Fixo (TJLP), mais 4% fixos ao ano.

Palavras-chave: cartório

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cartorios-brasileiros-adotarao-normas-de-qualidade

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid