Canal de Denúncias é essencial para a segurança e a continuidade do ensino

Por Thiago Sant Anna da Silva.

Fonte: Thiago Sant Anna da Silva

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Reprodução: Pixabay.com

As últimas semanas foram de intenso temor para pais e alunos das escolas e universidades do Brasil. Desde o último ataque, ocorreram incontáveis ameaças e tentativas, por parte de alunos e terceiros, nos ambientes educacionais. E não é para menos. Um estudo em andamento pela Unicamp mostra que, desde 2002, ocorreram 22 episódios de ataques planejados em escolas, sendo que 9 aconteceram desde o último semestre de 2022 até agora.


Mesmo com o Poder Público atuando para prevenir novos casos, sobretudo com a criação de um Canal de Denúncias e com o aumento da verba federal para ronda escolar, cabe, em primeira instância, aos centros de ensino, principalmente os privados, que não contarão, em sua totalidade, com as ações do governo, tomarem medidas efetivas em prol da segurança dos seus estudantes e professores. Isso quer dizer que essas instituições devem adotar Canais de Denúncia próprios, com a devida confidencialidade, divulgação e tratamento dos relatos.


Hoje, esse recurso, também chamado de Canal de Relatos ou hotline, entre outros termos, é uma via segura para que pessoas ligadas à organização forneçam informações que consideram relevantes. Sua implementação retrata a primeira linha de um programa de conformidade em organizações empresariais e pode significar vidas salvas dentro desse contexto escolar, uma vez que ele pode revelar padrões de anteriores ao ataque, como comportamento de ameaça e ódio, vigilância prolongada, perseguição (stalker), afastamento e, ou, isolamento repentino.


Além de auxiliar a prevenir episódios de violência planejada, um Canal, quando mantido sua confidencialidade, divulgação e procedimentos de investigação pós-denúncia, cria um ambiente mais seguro para outros tipos de ocorrência, como o caso de assédios e discriminações.


Os ambientes educacionais não podem permanecerem inertes aos acontecimentos. A adoção de estratégias, como o próprio Canal, pode fornecer uma possibilidade de atuação focada, agilizando demandas, checando a veracidade de relatos, além de construir um espaço seguro e digno, que são condições primordiais para um local dedicado ao ensino e ao futuro dos estudantes.


*Thiago Sant Anna da Silva é gerente da Aliant, empresa especializada em soluções para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG.


Sobre a Aliant - A Aliant é uma empresa especializada em soluções para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG. Com escopo abrangente e abordagem descomplicada, auxilia seus clientes nas áreas de governança, riscos, compliance, cibersegurança, privacidade e ESG, por meio de canais de comunicação para acolhimento de denúncias e incidentes, sistemas de gestão de compliance e continuidade de negócios, diligências e monitoramento de colaboradores, clientes e parceiros, além de programas de engajamento e aprendizagem organizacional. Combinando a inteligência artificial com a humana e enfoque preventivo e preditivo, a Aliant é uma aliada estratégica para mais de 1.000 empresas e grupos econômicos de diferentes portes e segmentos, presentes no Brasil e no exterior. A Aliant é uma empresa da ICTS, grupo brasileiro com ampla atuação e serviços especializados em gestão de riscos, ética, compliance e segurança, reconhecido de forma ininterrupta com o selo Pró-Ética desde 2015, que conta com cerca de 500 colaboradores e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. ©2021 ALIANT. Todos os direitos reservados.

Palavras-chave: Canal de Denúncias Essencial Segurança Continuidade Ensino

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