Câmara tenta evitar corte de 3.466 vereadores

A Câmara quer reduzir em apenas 5.062 o número de vereadores no país, mantendo 3.466 cadeiras que o TSE pretendia acabar.

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




BRASÍLIA. Pressionado por vereadores de todos os partidos, o Congresso Nacional corre contra o tempo para tentar aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC) com o objetivo de derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que elimina 8.528 vagas nas câmaras municipais principalmente dos pequenos municípios.

A decisão do Judiciário, que o Congresso tenta mudar, é válida para as próximas eleições e estabelece uma proporção entre o número de vereadores e a população dos municípios, além de reduzir os gastos com câmaras em municípios pobres. No entanto, a comissão especial da Câmara deverá aprovar hoje o relatório do deputado Jefferson Campos (PMDB-SP) que muda o texto constitucional. A Câmara quer reduzir em apenas 5.062 o número de vereadores no país, mantendo 3.466 cadeiras que o TSE pretendia acabar.

Atualmente há no país 60.276 vereadores. Para adequar o que diz a Constituição sobre a proporcionalidade pelo número de habitantes em cada município, o TSE cumpriu a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e reduziu esse total para 51.748 vereadores. Na proposta discutida ontem pelos deputados da comissão e o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), o número volta a subir para 55.214 vereadores, mil vereadores a mais do que a proposta em debate na comissão na semana passada.

O PT pretende pressionar para que haja uma redução ainda maior no número de vereadores. Segundo o líder da bancada petista na Câmara, Arlindo Chinaglia, além da diminuição e de uma distribuição mais equitativa, a bancada quer incluir a redução dos custos das câmaras de vereadores no debate.

? Ou chegamos ao número estabelecido pelo TSE ou a um número mais próximo possível disso. Estamos forçando o acordo, puxando os números para baixo ? disse Chinaglia.

O líder petista admitiu ontem que há deputados do partido que defendem uma redução ainda maior, mas que isso encontra resistência forte até mesmo entre os vereadores do PT. O presidente da Comissão, Jairo Carneiro (PFL-BA), afirma que a redução do número de vereadores nas cidades maiores prejudica os partidos menores. Segundo ele, o uso puro e simples da escala aritmética, feita pelo TSE não funciona.

? Não se pode reduzir a realidade política a uma questão aritmética. Temos que reduzir cadeiras em alguns municípios pequenos, onde houve excesso, e corrigir distorções ? disse Carneiro.

Número máximo será mantido em 55

O número mínimo de vereadores também deverá cair de nove para sete nas cidades até sete mil habitantes e o número máximo será mantido em 55 vereadores. A redução maior será nas cidades menores. As cidades medianas e grandes ganham mais cadeiras. De acordo com a proposta com maior apoio, que deve orientar o relatório do deputado Jefferson Campos, o Estado do Rio, que tem cidades com maior população, ganhará 16 vereadores. A capital deverá ter mais uma cadeira, subindo de 42 para 43 . O Estado de São Paulo perderá 1.024 vereadores.

O presidente da comissão especial, deputado Jairo Carneiro(PFL-BA), disse que as novas faixas populacionais estabelecidas na versão que deverá ser votada hoje foram elaboradas com base na realidade dos municípios brasileiros. As variações levaram em consideração a importância econômica e política do município. A proposta, no entanto, não altera o orçamento das Câmara. Isso significa que quem tiver mais deputados, terá que garantir o pagamento de salários com os mesmos recursos. Na semana passada, o presidente do TSE, Sepúlveda Pertence, reconheceu o direito do Congresso de legislar sobre as mudanças na composição das câmaras, mas pediu celeridade na aprovação da PEC para que as regras possam ser aplicadas nas eleições deste ano.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-tenta-evitar-corte-de-3466-vereadores

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid