Brasil vai crescer menos que os vizinhos e o resto do mundo, conclui relatório do FMI

A economia do Brasil continuará apresentando crescimento inferior ao de vizinhos de continente e à média mundial.

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




A economia do Brasil continuará apresentando crescimento inferior ao de vizinhos de continente e à média mundial. A conclusão está em um relatório divulgado nesta quinta-feira, em Cingapura, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com esse documento, o PIB do país deverá crescer 3,6% neste ano e 4% no ano que vem - projeções superiores às de abril (3,5% em cada).

Apesar da elevação na projeção desde o relatório anterior do FMI, o Brasil segue fazendo feio diante dos outros países: para a América Latina, a projeção é de crescimento de 4,8% neste ano e 4,2% no ano que vem, enquanto que a média mundial para alta do PIB deverá ficar em torno de 5,1% neste ano e 4,9% em 2007. Na AL, além do Brasil, o México também tem crescimento tímido.

Nos Estados Unidos, o crescimento deve ser de 3,4% neste ano e 2,9% no próximo. A economia européia também deve sofrer freio na expansão, com 2,4% em 2006 e 2% em 2007. O mesmo ocorrerá com o Japão (de 2,7% para 2,1%). A China continuará crescendo de forma espantosa - a expansão será de 10% em cada ano. Na Índia, outro emergente de sucesso, a alta deverá ser de 8,3% e 7,3%.

Problemas - O relatório do FMI, lançado semestralmente para apresentar o panorama da economia mundial, alerta que a tendência de desaceleração da expansão em países importantes em 2007 deve ser motivo de preocupação para a América Latina. O bloco, diz o documento, deveria se prepara para quadro internacional menos favorável, com juros em alta e preço de commodities em baixa.

Ainda sobre a América Latina, o texto diz que desbloquear o crescimento segue sendo o grande desafio. Os países ficaram menos endividados neste ano, mas os gastos voltaram a crescer recentemente. Além disso, o crescimento tímido e a redução de pobreza lenta estariam provocando frustração nas populações desses países, elevando o perigo de medidas populistas por seus governos.

Palavras-chave: Brasil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/brasil-vai-crescer-menos-que-os-vizinhos-e-o-resto-do-mundo-conclui-relatorio-do-fmi

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid