Brasil cria projeto para reduzir spam no país

Além de estabelecer um "código de ética" para propaganda via e-mail, que diferencia empresas que fazem propaganda legítima de empresas que fazem spam, o Comitê sugere o bloqueio da porta 25, o que acaba com o envio direto de e-mails de máquinas de usuários domésticos

Fonte: Folha de São Paulo- Online

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O CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) anunciou nesta quarta-feira (23) a implantação de um sistema para redução de spams no Brasil, chamado de Gerência de Porta 25.


A iniciativa, que teve início em 2005, é uma parceria entre a comissão de trabalho antispam do CGI.br, da Anatel, de associações e provedores de serviço de correio eletrônico, de prestadoras de serviços de telecomunicações e de entidades de defesa do consumidor.


Além de estabelecer um "código de ética" para propaganda via e-mail, que diferencia empresas que fazem propaganda legítima de empresas que fazem spam, o Comitê sugere o bloqueio da porta 25 (portas são conexões virtuais entre computadores, que podem ser usadas para transmissão de dados), o que acaba com o envio direto de e-mails de máquinas de usuários domésticos.


Segundo Henrique Faulhaber. coordenador do projeto Gerência de Porta 25, o Brasil é o terceiro país que mais envia spam no mundo e o quarto país em número de computadores infectados (atrás somente da Índia, Vietnã e Paquistão). Boa parte dos e-mails enviados são de spammers internacionais, que utilizam a rede brasileira.


"A orientação sobre a mudança da porta já está sendo feita pelos provedores e pelas operadoras de banda larga. Depois de todos os serviços mudarem, a porta poderá ser bloqueada, o que melhora inclusive a qualidade da internet brasileira, que deixa de ser sobrecarregada por milhões de spams", diz Faulhaber.


É estimado um prazo de 12 meses para a migração de 90% dos usuários para serviços que não utilizem a porta 25. Com o bloqueio, os e-mails originados em computadores domésticos obrigatoriamente passarão por computadores de provedores e operadoras de internet. Os usuários devem ser devidamente orientados pelos provedores --quem usa webmail não precisa fazer nada.


DADOS BANCÁRIOS

Palavras-chave: E-mails; Redução; Spam; Projeto; Brasil; Implantação

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1 Comentários

DaniStation admin de redes28/02/2012 13:11 Responder

Só uma informação interessante: Vim da área de manutenção de computadores até chegar onde estou hoje. Praticamente não gosto de utilizar ant-virus. Meu anti-virus sou eu mesmo. Quando faço uma manutenção em um computador MS, por exemplo, trabalho com varredura manual de disco e leitura praticamente completa do REGISTRO. TODOS os malwares recentes que tenho encontrado são escritos para despachar emails usando qualquer conexão padrão ao invés de \\\"porta 25\\\". Que babaquice... Vão bloquear a porta 25 e usar as submissions. OK, Muito inteligentes. Os malwares utilzam a nova conexão padrão.. O que vai se resolver ??? N-A-D-A... absolutamente nada... Essa foi a solução mais escrota que já vi nesses últimos tempos... Um dos primeiros lugares que tive notícia dessa operação foi no México. Um cliente meu tem escritório lá e não conseguia despachar emails utilizando os seus servidores que ficam no Brasil. Descobri então que o México adotou essa política estúpuida. Solução: Implementei no servidor do meu cliente a possibilidade de uso da porta 587. Resolveu o problema dele. Mas o que é interessante??? LOGS DO SERVIÇO DE ANTI-SPAM ACUSAM QUE OS MESMOS 23% DE SPANS BARRADOS SÃO PROVENIENTES DO MÉXICO...CONTINUOU A MESMA PORCARIA DEPOIS DESSA INTERVENÇÃO... AH SIM.. O MELHOR: A ORIGEM DESSES SPAMS??? SERVIDORES DO PRÓPRIO MÉXICO QUE ESTÃO MAU CONFIGURADOS, COM RELAY ABERTO, QUE NÃO FAZEM AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIOS, QUE PERMITEM QUALQUER PORCARIA SER DESPACHADA, AUSENCIA DE SERVIÇOS DE ANTI-SPAM, E ÓBVIAMENTE, PÉSSIMOS ADMINISTRADORES DE REDE....

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