Armazenamento de dados e arquivo auditável

Por Johney Laudelino da Silva.

Fonte: Johney Laudelino da Silva

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Todo sistema deve ter um local para manter dados e arquivos com segurança e invioláveis quanto a sua originalidade. Quando isso não ocorre, é necessário que esse mesmo sistema possa fazer uma auditoria ou permitir ao menos uma conciliação para que inconsistências sejam ajustadas e erros corrigidos.


Aliar em uma única ferramenta a possibilidade de guardar muitos dados, ordenar de alguma forma e ainda permitir que eles sejam validados a qualquer tempo, é um projeto não só viável como uma realidade dentro das empresas desenvolvedoras de softwares e soluções fiscais.


A segurança das informações é um dos focos destas ferramentas de auditoria desenvolvidas justamente para homologar os dados fiscais com confidencialidade, integridade e disponibilidade para consulta, inclusive futura.


Ferramentas criadas para auditar arquivos e comparar dados enviados sobre outras obrigações fazem com que os contribuintes prestem suas informações de forma correta.


E faz a verificação por meio de preceitos e premissas legais, sem violar quaisquer informações da sua base de dados, o que compete maior segurança e rastreabilidade na sua validação, comparação e auditoria dos dados prestados e arquivos gerados.


Realizar uma auditoria de arquivos e validar as informações por meio de regras internas da ferramenta, além de atestar a integridade do que será prestado ao Fisco proporciona às empresas e usuários manter uma memória dos resultados permanentemente para gerenciar os processos internos com maior segurança.


Em suma, estes softwares são desenvolvidos com cuidado sob cadeias separadas de importação, auditoria, cotejamento e armazenamento para que os usuários tenham praticidade no entendimento e manuseio destas ferramentas.


Para as empresas desenvolvedoras de soluções fiscais, a busca do aperfeiçoamento e melhoria destas ferramentas estão ligadas e em consonância com as alterações das leis e manuais das obrigações acessórias do Fisco, trazendo ainda mais integridade, legalidade e segurança para os contribuintes.


*Johney Laudelino da Silva é especialista em Gestão Tributária e na Solução Fiscal GUEPARDO da NTTDATA, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. É formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Gerência Contábil pelo IBPE

Palavras-chave: Armazenamento de Dados Arquivo Auditável Segurança Informações

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/armazenamento-de-dados-e-arquivo-auditavel

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid