Argentina explode inflação e compromete ainda mais as relações comerciais com o Brasil

Por Leonardo Trevisan, professor de economia e relações internacionais na ESPM.

Fonte: Leonardo Trevisan

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Ao anunciar um pacote de medidas econômicas, a recém empossada ministra da Economia da Argentina, Silvina Batakis, afirmou que o governo tentará retomar o "equilíbrio fiscal" do país. De acordo com Leonardo Trevisan, professor de economia e relações internacionais na ESPM, a Argentina afunda ainda mais na crise após troca no ministério da economia. Para ele, o quadro não é diferente na relação comercial da Argentina com o Brasil.


“No curto prazo, pouco vai mudar. Principalmente, porque já mudou ao longo dos últimos três anos. O Brasil perdeu para a China o posto de maior exportador para a economia argentina em 2021, quando Pequim dominou 21,4% das importações argentinas. O Brasil diminuiu 20%, é a primeira vez na história”, aponta Trevisan. Para o especialista,  o setor que estará mais exposto será o automobilístico. “Todo o processo de integração de cadeias produtivas com o país vizinho está cada vez mais ameaçado. Reduzir o alto déficit fiscal do país e acalmar os mercados financeiros, em meio à crise financeira e política que o país atravessa é a meta do governo argentino.


Trevisan ressalta que a Argentina trocou o ministro, mas não trocou de problema: a confiança de que o governo cumprirá com seus compromissos, internos e externos, se não sumiu, ficou bem menor. “A nova ministra da Economia, Silvina Batakis, garantiu que seguirá o mesmo caminho do anterior, vai preservar a meta de respeitosos 2,5% de déficit público. Não vai aumentar o imposto de exportação, para ‘arranjar’ dólares, e não vai desvalorizar o câmbio. Ninguém acreditou. No fim de semana, todos os preços na Argentina tinham subido 20%. A ministra jurou que vai manter todos os compromissos com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas, é possível perceber que o mercado, interno e externo, já precificou uma catástrofe”, finaliza.


Sobre a ESPM - A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Palavras-chave: Argentina Explosão Inflação Comprometer Relações Comerciais Brasil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/argentina-explode-inflacao-e-compromete-ainda-mais-as-relacoes-comerciais-com-o-brasil

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid