Aprovada MP que atualiza tabela do Imposto de Renda em 4,5%

A correção está de acordo com a meta inflacionária estabelecida pelo governo

Fonte: Senado Federal

Comentários: (0)




Foi aprovado relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) referente à Medida Provisória 634/2013, com a inclusão da atualização de 4,5% na tabela da base de cálculo do Imposto de Renda (IR), anunciada no Dia do Trabalho. A MP também isenta os importadores de álcool do pagamento de PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação até 2016. O texto segue agora para exame do Plenário da Câmara.


O reajuste da tabela do IR chegou a ser tema de uma nova medida provisória, a MP 644/2014, mas o governo preferiu incluí-lo na MP 634 para acelerar a tramitação. Com o início do calendário eleitoral – as convenções partidárias para definição das candidaturas e coligações vão de 10 a 30 de junho –, o Executivo temia que a MP 644/2014 acabasse não sendo analisada a tempo no Congresso.


A correção está de acordo com a meta inflacionária estabelecida pelo governo, mas abaixo da projeção de 6,5% para este ano feita pelo mercado financeiro e divulgada pelo Banco Central. Com a correção, o limite de renda mensal bruta isenta do imposto passou de R$ 1.787,77 para R$ 1.868,22. As outras quatro faixas foram atualizadas da mesma forma.


A MP 634 foi editada pelo governo em dezembro do ano passado e tem vigência até 2 de junho. Líder do PDT, o deputado Mendonça Filho (PE) anunciou enfaticamente na comissão mista que, na Câmara, a matéria dificilmente será aprovada.


- No Plenário da Câmara, a coisa vai ser um pouquinho mais complicada - disse.

Palavras-chave: direito tributário imposto de renda reajuste

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aprovada-mp-que-atualiza-tabela-do-imposto-de-renda-em-45

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid