Aprovada lei que devolve ICMS a consumidor em SP

Lei que devolve ICMS a consumidor em SP.

Fonte: Estadao.com.br

Comentários: (2)




A Assembléia Legislativa aprovou ontem projeto de lei do governador José Serra que cria o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo. O objetivo é incentivar o consumidor a exigir dos fornecedores de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal o cupom ou nota fiscal tradicional ou a nova nota fiscal on line.

As pessoas terão um bom motivo para aderir à iniciativa porque 30% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pelo estabelecimento serão devolvidos ao consumidores que exigirem o cupom no ato de aquisição da mercadoria ou do serviço. O próprio consumidor poderá escolher a forma que deseja receber esses créditos - em depósito na conta corrente, para abater o valor da fatura do cartão de crédito, para pagar o IPVA (Imposto Sobre Serviços de Veículos Automotores) ou transferir o valor para terceiros.

Pelo projeto de lei, no ato da compra, o consumidor deverá informar o CPF ou o CNPJ e a empresa deve entregar ao cliente o cupom ou a nota fiscal tradicional ou emitir a nota fiscal on line diretamente no site da Secretaria Estadual da Fazenda. No primeiro caso (cupom e nota fiscal tradicional), a empresa tem um prazo de 10 dias para encaminhar à Fazenda o arquivo do texto correspondente. Caso não cumpra a determinação, fica sujeita a multa de R$ 500 por documento não registrado no sistema.

Palavras-chave: consumidor

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aprovada-lei-que-devolve-icms-a-consumidor-em-sp

2 Comentários

Leopoldo Santana Luz advogado10/08/2007 8:51 Responder

Tomara que com isso o consumidor, especialmente o trabalhador, entenda em definitivo que quando não exige nota fiscal está se auto-onerando. A conta é muito simples: cada real sonegado é um real a mais nas costas dos que não sonegam. Temos que extinguir de vez aquelas célebres frases dos caixas orientados por seus patrões: "não serve um recibinho?", "tem o CGC (sic!) no recibo"... e, pior: "Ah, com nota não dá para dar desconto". Parabéns ao Governo e à Assembléia pela iniciativa.

jefferson negreiros tejas advogado13/08/2007 18:16 Responder

idem o excelente comentário do nobre colega. Parabenizamos o Sr. Governador de SP pela brilhante iniciativa.

Conheça os produtos da Jurid