Aprovação zero para juiz demonstra nível do ensino jurídico

Grande problema é o excesso de faculdades de baixa qualidade

Fonte: TRT da 5ª Região

Comentários: (9)




Nenhum candidato foi aprovado no concurso promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região para o preenchimento imediato de sete vagas para juiz substituto do trabalho. O TRT-5 divulgou os resultados da terceira etapa do concurso, que consistia em uma prova de sentença.


Dos mais de 2,5 mil candidatos inscritos, 61 ainda estavam na disputa pelas vagas e pela inclusão no cadastro de reserva para juiz substituto. No entanto, nenhum teve nota superior a cinco pontos, sendo que a nota mínima para a aprovação era seis.


Para o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o resultado demonstra a importância do Exame de Ordem. “O grande problema é o excesso de faculdades de baixa qualidade, que não estão preparando adequadamente os alunos”.

Palavras-chave: Aprovação OAB Juiz Ensino Jurídico

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aprovacao-zero-para-juiz-demonstra-nivel-do-ensino-juridico

9 Comentários

Tiago Gevaerd Farah Advogado09/09/2013 20:11 Responder

Necessita de uma ação integrada entre a OAB e o MEC para a fiscalização dos Cursos de Direito. Há muito tempo que a defasagem no ensino em muitas faculdades é notória.

Marcus Funcionário Público09/09/2013 22:59 Responder

Respeito o posicionamento acima, porém não entendo que todos os inscritos para o concurso não tiveram capacidade para serem aprovados, mas sim, seria o caso de avaliar o nível de exigência, ou mesmo se não foi adotado um posicionamento jurídico diverso daquele empregado pelos candidatos. Não podemos esquecer que o Direito não é uma ciência exata, tendo sim diversos casos da doutrina cair em divergência, bem como a jurisprudência!

Rodrigo Schmidt Advogado09/09/2013 23:12 Responder

Contudo, não apenas as faculdades devem ser analisados mais aprofundamente, mas também os concursos públicos e o próprio exame da OAB, visto que se veem aprovados inúmeros magistrados e advogados totalmente inéptos.

J. Moacyr Lopes advogado 10/09/2013 12:10

Permita-me discordar, Dr. Rodrigo. As escolas, de fato, precisam ser analisadAs e fiscalizadas qualitativamente. Quanto aos concursos públicos, creio que devem mesmo oferecer maior grau de dificuldades, já que visam aprovar pessoas que vão julgar e decidir sobre a vida das pessoas. Quanto à OAB, esta merece os nossos aplausos por exigir conhecimento dos profissionais aprofundaDAmente. O Aurélio manda informar que INEPTO não tem acento agudo.

Adriano Silva sua profissão09/09/2013 23:44 Responder

As Faculdades e Universidades pouco ensinam a fazer sentença. Mas agora vir a OAB usar este fato como muleta para dizer que por isso o Exame da Ordem é necessário, é um absurdo. Com certeza, o certame não estava fácil, pois 61 candidatos já tinham vencido duas fases anteriores, com provas objetivas e subjetivas. Aí vem a OAB tomar proveito nisto e dizer que esses candidatos não tem base, é no mínimo falta de respeito. Só quem se prepara para um concurso desses sabe que não é só de faculdade que se faz um Juiz, é necessário muito mais, e não é só no ramo do Direito, em todos os ramos de atividades, quem quiser se destacar, deve fazer muito mais que uma faculdade. Tem que estar constantemente estudando e se atualizando. Pensem nisto!!!

Elisa A Advogada 10/09/2013 12:11

Pois é! Não entendi por que você se indigna com a OAB, única entidade atuante na defesa de nossa categoria profissional, na altura de nossas necessidades. Não vê o que está acontecendo com os médicos? A categoria está sendo tripudiada pelo fato da demora na atuação dos Conselhos de Medicina que somente agora estão atuando. O ensino está decadente por culpa de uma conjuntura também decadente. Tomara que a OAB não se deixe desanimar! Concurso para juiz sem aprovação é sinal de alerta para todos nós!

Carlos Souza Servidor Público09/09/2013 23:45 Responder

Concordo em grau, gênero e número com os posicionamentos dos colegas Marcus e Schmidt, não é possível que, dentro do universo de 2,5 mil candidatos, não havia ninguém que tenha tido uma boa formação jurídica na universidade. Acho que o nível dos concursos estão altíssimos, infelizmente têm alguns componentes da comissão do concurso muito orgulhosos, que se acham verdadeiros deusas da ciência jurídica, que cobram coisas absurdas e extravagantes, posicionamentos bastantes singulares, conhecimentos que não vão nem fazer diferença na vida profissional do juiz.

Xico Rocha Militar10/09/2013 16:12 Responder

Não sou contra este tipo de avaliação, mas, defendo a ideia de que todos os juízes já em atuação, periodicamente fossem avaliados. Assim como a Ordem deveria aplicar o exame de Ordem, para todos os advogados a cada período por exemplo de 10 anos. Ai sim diria eu que ela defende o cidadão.

Edvaldo Britto Advogado12/09/2013 10:06 Responder

Infeliz realidade!

Helio Caetano da Cruz Advogado12/09/2013 12:17 Responder

A ordem dos Advogados tomou quais medidas para impedir que chegássemos neste ponto. Gostaria de saber qual (is), curso (s), e, de qual (is) faculdade (s) ou universidade (s) ela fiscalizou nos últimos 10 anos. E a nossa anuidade que tem um valor absurdo? E a independência financeira e autonomia que as subseções não tem? E os valores aviltantes arbitrados diante deste convênio pernicioso feito com as Defensorias e Procuradorias dos Estados? E a decadência da Corte (S.T.F.), onde os Ministros atacam-se entre si, e, a O.A.B. mantém-se calada e inerte? Gente vamos abrir os olhos, OAB vamos agitar as bandeiras, vamos começar arrumando a nossa casa.

Adevaldo Pereira Corretor de Imóveis13/09/2013 0:05 Responder

Pergunta para aquelas pessoas que estão aplicando aprova do concurso, se na época que elas foram aprovadas, se a prova atual tem o mesmo conteúdo daqueles tempos. Ou simplesmente, não passa de um meio,\\\" há vagas no concurso\\\" para tal cargo, porém você tem que ter, isso aquilo, mas na verdade, não passa de ideologia de rigorosidade,pois se fosse verdade, o Estado e seu órgão ,por meios de seus servidores, \\\"os excelentíssimos atuais, os serviços ora prestados, não seriam tão péssimo em cause ou todos as áreas como assim se ver. Principalmente, naquele Estado,(Bahia),um dos primeiro a ser \\\"achado\\\" pelo Europeus, ao chegar no Brasil e, não entanto ,falta tudo ou cause tudo. É só perguntar para sociedade o que ela acha dos serviços prestados pelo Estado. Seja no Judiciário, legislativo, Executivo, assim, por diante...Onde estão os \\\"excelentíssimos\\\"? Só para aplicar uma prova? Quanto tempo eles levam para elaborar as questões? 2 anos? Aí, quer que os concurseiros , façam em 4 horas? É pra ninguém passar mesmo!

Conheça os produtos da Jurid