Após promessa, filho de Lula não devolve passaporte

Outros três filhos e três netos de Lula também receberam o benefício. Decreto não prevê a concessão do documento para filhos maiores de 24 anos

Fonte: Folha Online

Comentários: (11)




Marcos Cláudio Lula da Silva, filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não devolveu o passaporte diplomático que ganhou do Itamaraty no dia 29 de dezembro do ano passado, a dois dias do fim do mandato de seu pai.


Marcos Cláudio prometeu há um mês, por meio do Twitter, devolver o superpassaporte. Procurado pela Folha, o Itamaraty afirmou ontem que nenhum documento concedido a familiares do ex-presidente foi devolvido.


No dia 6 de janeiro, a Folha revelou que Marcos, 39, e seu irmão Luís Cláudio Lula da Silva, 25, receberam o superpassaporte em caráter excepcional. O pedido foi feito pelo então presidente Lula, com a justificativa de ser "interesse do país".


Outros três filhos e três netos de Lula também receberam o benefício.


Procurados ontem por telefone e e-mail, Marcos Cláudio e Luís Cláudio não responderam à reportagem. Em Dacar, Lula se recusou a comentar o caso.


O decreto 5.978/2006, que regulamenta a emissão de passaportes diplomáticos, prevê a concessão do documento a presidentes, vices, ministros, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros de tribunais superiores e ex-presidentes.


A norma também cita os dependentes de autoridades, mas os filhos do ex-presidente Lula não se enquadravam nesta categoria por serem maiores de 24 anos.


Após a revelação do caso, o Itamaraty resolveu alterar as regras da entrega desses documentos: só poderá ser feita agora por meio de uma "solicitação formal fundamentada" e com a divulgação da concessão no "Diário Oficial da União".


 

Palavras-chave: Decreto; Concessão; Itamaraty; Passaporte; Filho; Lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/apos-promessa-filho-de-lula-nao-devolve-passaporte

11 Comentários

Revoltado Advogado09/02/2011 2:09 Responder

Palhaçada....... Por isso o Brasil não cresce........ Vergonha

DIENE LIMA PROCURADORA09/02/2011 2:24 Responder

A FAMÍLIA TODA SEMPRE PROMETEU. NÃO HAVIA MOTIVO ALGUM PARA ACREDITAR. CANCELE A PASSAPORTE DE IMEDIATO.

Francisca Angela Lopes Lima Advogado 09/02/2011 16:31

Vai ficar por isso mesmo! Por que não providenciam de imediato o cancelamento? É uma vergonha nacioal!

Juvenil Ferreira Advogado09/02/2011 2:51 Responder

Como é evidente a irregularidade, afinal não são nada no Brasil, a não ser filhos de ex-presidente..... Então CANCELE logo referido Passaporte.

Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Público09/02/2011 9:30 Responder

São Paulo, 09 de fevereiri de 2011. Senhor Diretor: A indecência grassa neste país para valer! E vai piorar nos próximos quatro anos, piorar muito mesmo. Quem teve algum dia berço e aprendeu com exemplos o que é ser honesto, ético, digno, dizer a verdade, etc. etc. saberá sempre ser assim (DECENTE em todos os sentidos) e irradiar estes exemplos para os outros. Qual é a dificuldade no mundo informatizado que estamos: CANCELE O PASSAPORTE \\\"ex-officio\\\". Nos próximos quatros anos o Brasil será uma grande Piada e de uma palhaçada sem limite. Respeitosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Publico

Tânia Alvarez Área Educação 09/02/2011 11:53

Concordo plenamente com você Antonio de Assis. O que nos leva a entender é que era da informatização não chegou ao tão respeitável Ministério, é simples, basta CANCELAR moçada. Viu...até uma pessoa COMUM (como diz o presidente Lula) consegue solucionar esse problema..

Paulo Filho desempregado 09/02/2011 12:34

Perfeito seu comentário Antonio, \\\"Quem teve algum dia berço e aprendeu com exemplos o que é ser honesto, ético, digno, dizer a verdade, etc.\\\" , é exatmante isso que o ex presidente analfabeto não teve, bem como essa que assumiu a pouco tempo. Não se poderia esperar outra coisa né?

PRESTES FERREIRA GOMES advogado09/02/2011 11:57 Responder

\\\"OU RESTAURE-SE A MORALIDADE OU NOS LOCUPLETEMOS, TODOS\\\" - Frase antiga, mas perfeitamente cabível nos dias de hoje.

nelson advogado09/02/2011 15:22 Responder

O que é realmente lamentável é que a decisão de conceder os passaportes partiu de um MINISTÉRIO. sIM PORQUE O itamarati é um MINISTÉRIO. O que sobra para a moralidade do serviço administrativo do nosso país?

Ronaldo Godinho Advogado09/02/2011 19:31 Responder

Cocordo plenamente com o Antonio. Cancele-se o vergonhoso passaporte e pronto! Será que algum ingênuo esperava que os filhos do ex-presidente tomassem uma atitude digna?

Gilza advogada10/02/2011 0:19 Responder

Enquanto isso, hoje, na TV, a ministra do planejamento, anuncia o maior corte nos gastos publicos de todos os tempos. Entre eles, suspensao de concursos publicos, cortes na saude e educacao, etc... Pasmem os ceus...

Tânia Botter sua profissão10/02/2011 0:40 Responder

\\\"interesse do país\\\" ou interesse do pai?

Maria Helena Analista Judiciario10/02/2011 11:48 Responder

Mais do que uma vergonha, uma afronta a todos os brasileiros, honestos, trabalhadores, que comem com o suor do seu trabalho e que por isso mesmo às vezes não conseguem um visto, para um país em que este é necessário. Enquanto isso os filhos do ex-presidente recebem um passaporte indevido e não teem a menor vergonha em achar que do passaporte podem usufruir pelo simples fato de serem filhos do senhor Lula.

jose borges autonomo10/02/2011 22:33 Responder

eu acho que o povo esta muito sossegado , e ninguem poe a boca no trombone, tem muita coisa escondida ai. mas vale lembrar quem governa o brasil desde o inicio da democracia e nada mais ou nada menos que JOSE SARNEY isto e um absurdo

Conheça os produtos da Jurid