Anatel cometeu 'falhas grosseiras', diz TIM

O vice-presidente negou as acusações feitas contra a TIM, alegando haver "falhas" no relatório de fiscalização, feito pela Anatel

Fonte: Folha.com

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O vice-presidente da TIM, Mario Girasole, negou as informações divulgadas em relatório da Anatel de que a operadora "derruba de propósito" as chamadas feitas por assinantes do plano Infinity, em que a cobrança é por ligação e não por tempo.


Girasole afirmou que houve "falhas grosseiras" no relatório da fiscalização da Anatel, feita a pedido do Ministério Público do Paraná, que instaurou inquérito para investigar a empresa.


A agência monitorou todas as ligações de março a maio deste ano, em todo o Brasil. Segundo o relatório, a conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou nesses planos índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários.


Para a TIM, os fiscais fazem essa afirmação com base em "dados viciados". Nos planos Infinity, só vale a tarifação para números da própria TIM.


Segundo Girasole, os fiscais incluíram chamadas destinadas a outras operadoras e não checaram se a falha da conexão foi na origem ou no destino. "A TIM refez as contas e viu que a taxa de desligamento era de 1,5%, abaixo da meta de 2% da Anatel."


A TIM também diz que não há discriminação entre clientes Infinity e não Infinity.


"Derrubar deliberadamente seria um crime", disse Girasole. "E isso não acontece, definitivamente."


"Ou existe um quadro criminoso, ou existe má-fé, ou existe incompetência", disse Girasole à Folha. "O que posso dizer é que essa prática [crime] não faz parte da gramática da TIM."


O executivo diz que a Anatel irá refazer o relatório, antes que o caso seja julgado pelo conselho da agência. Consultada, a agência não confirmou a informação, até o fechamento desta edição.


Em nota, afirmou que o relatório de fiscalização "integra procedimento administrativo para averiguar descumprimento de obrigações".


"Somente após a regular tramitação do processo, com direito ao contraditório e à ampla defesa da prestadora, a agência irá deliberar sobre o assunto."


Segundo Girasole, houve "erros primários" que já tinham sido apontados à agência. "Mesmo assim, o relatório serviu de base ao Ministério Público. Não dá para entender," disse.


"Violaram uma garantia constitucional", afirmou.

Palavras-chave: Operadora telefônica; Fiscalização; Falhas; Relatório; Inquérito

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6 Comentários

Carlos Alberto Diniz Bacharel em direito08/08/2012 22:11 Responder

E lá vem os enganadores com sua choradeira! É sempre assim, quando são pegos com \\\"a boca na botija\\\" [como diziam os mais antigos], os empresários do lucro fácil e da enrolação, começam a lançar acusações para todo o lado. Com toda a \\\"indignação\\\" da TIM, que falem os assinantes sempre enganados pela propaganda com artistas das mais variadas áreas, os quais, parece que não fazem distinção entre SER ÉTICO e ganhar muito dinheiro para pagar os seus caríssimos sonhos e necessidades.

wilson coelho Auditor Fiscal e Bacharel em Direito09/08/2012 10:41 Responder

Certamente eu me encontro na faixa de 1,5% de desligamento. E a existência desse \\\"golpe\\\" era discutido em família desde que entramos para esse plano da TIM. Uma conversa de três minutos e e três ou quatro religações, no mínimo.

Eugenio Advogado09/08/2012 10:47 Responder

Sem querer fazer pré-julgamento, estas operadoras de telefonia celular, verdadeiras potências financeiras, nadam de braçada quando o assunto é desrespeitar a lei, somente quando algum órgão governamental coloca o dedo da ferida é que elas resolver fazer alguma coisa. Isso possivelmente ocorre por que estas empresas fazem doações bilionárias para candidatos e partidos. Recentemente houve o caso dos chips, de se vender mais que a capacidade instalada de se comunicar, agora isso. Qual vai ser a próxima? O governo tem que ficar atendo.

Adriano Marçal Estudante09/08/2012 11:18 Responder

Com certeza a Anatel cometeu falhas grosseiras, principalmente em deixar uma operadora como a TIM voltar a operar sem ter resolvido os problemas apontados.

PRESTES FERREIRA GOMES ADVOGADO09/08/2012 11:22 Responder

A CASA CAIU! FELIZMENTE, ALGUÉM PARA INTERCEDER EM NOSSO FAVOR JUNTO A ESSA OPERADORA. NO ENTANTO, LEMBRO QUE TEMOS EM MÃO UMA ARMA PODEROSA PARA COMBATER ESSE FLAGRANTE CRIME CONTRA O CONSUMIDOR: A MIGRAÇÃO. ÀQUELES QUE SE SENTEM LESADOS, FAÇAM COMO EU: MIGREM IMEDIATAMENTE DE OPERADORA, BUSCANDO AQUELA QUE MENOS TEM RECLAMAÇÕES DOS CONSUMIDORES.

Caetano Professor09/08/2012 14:32 Responder

A ANATEL sucumbiu ante a pressão das operadoras de telefonia e liberou as vendas antes de terem sido melhoradas as condições de operação dessas empresas. Vamos enviar emails de protesto à ANATEL devido à sua traição aos consumidores de serviços de telefonia.

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