AFPESP alerta sobre cuidados com o crédito consignado após mudanças validadas pelo STF

Caso seja inevitável contratar um empréstimo, é preciso conferir as melhores condições oferecidas pelos bancos.

Fonte: Artur Marques

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), alerta os servidores da ativa, aposentados e pensionistas sobre os cuidados a serem adotados na contratação de crédito consignado, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ampliou o comprometimento da renda para quitação dos empréstimos de 35% para 45%. No mesmo julgamento, a Corte considerou legal a concessão para beneficiários de programas sociais.


“Ao contratar a operação, é importante ficar atento se o valor das parcelas não ultrapassa 45% do salário ou do benefício da aposentadoria. Além disso, é fundamental calcular bem se os descontos mensais não prejudicarão o orçamento pessoal e familiar e o pagamento das contas fixas e de prestações de alguma compra”, pondera Artur Marques.


Além disso, é preciso atenção com as ofertas, feitas de modo insistente por grande número de instituições financeiras e correspondentes bancários, que devem voltar a crescer a partir da decisão do STF. “Nem sempre as promessas de condições favoráveis correspondem à realidade. Cabe considerar que o consignado tem risco zero para a instituição, pois os descontos das parcelas são automáticos na folha de pagamentos. Por isso, nessa modalidade não cabe qualquer tipo de spread e há margem para negociação”, explica o presidente da AFPESP.


Outro cuidado, ao se receber ofertas por telefone, é conferir se não se trata de “golpe”. Assim, não se deve fornecer qualquer dado pessoal ou bancário. A melhor e mais segura opção para se fazer a operação é procurar diretamente uma instituição financeira conhecida e com boa reputação no mercado.


“Caso seja mesmo necessário contratar um empréstimo, convém pesquisar e verificar qual a melhor taxa e as condições mais adequadas oferecidas pelo mercado financeiro. A modalidade do consignado deve ter juros menores e, por isso, é mais vantajosa. No entanto, é prudente adotar todos os cuidados e escolher a melhor alternativa para evitar problemas”, pondera Artur Marques.

Palavras-chave: AFPESP Alerta Cuidados Crédito Consignado Mudanças Validadas STF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/afpesp-alerta-sobre-cuidados-com-o-credito-consignado-apos-mudancas-validadas-pelo-stf

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid