Advogados dos réus do mensalão recorrem a gracejos nos intervalos

Nas primeiras sessões do julgamento no STF os advogados mostraram que se prepararam para rebater as acusações do procurador-geral da República

Fonte: Agencia o globo

Comentários: (12)




BRASÍLIA - Nas primeiras sessões do julgamento no STF, os renomados advogados de defesa dos réus do mensalão, mesmo sob tensão constante, mostraram que se prepararam não apenas para rebater as acusações do procurador-geral da República, mas também para, com habilidade, enfrentar o batalhão de jornalistas nos intervalos. É quando recorrem a frases de efeitos, tiradas e outros gracejos. Um dos mais desenvoltos nesse campo é o experiente Arnaldo Malheiros, que defende o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, a quem chama de um ídolo dentro do PT. Delúbio é um dos principais acusados e integra o chamado Núcleo Político da ação penal. Ao falar de seu cliente, Malheiros saiu-se com essa:
 

- Já viu ladrão que mora com a sogra?!
 

Centro da atenção entre os advogados, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos também recorre à ironia fina para fazer a defesa de seu cliente, o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. Este é seu único cliente no julgamento, mas a linha de defesa dos outros réus também passa por ele, como ficou demonstrado semana passada.
 

Além de ter sido autor da questão de ordem que tomou quase toda a primeira sessão, sobre o desmembramento do processo, negado pelos ministros, Bastos é procurado o tempo inteiro por seus colegas. Só se falam ao pé do ouvido, para evitar "vazamentos". Para ele, Roberto Gurgel pesou a mão e "juntou coisas que não se linkam".
 

- Que quadrilha é essa que a maioria das pessoas não se conheciam? - diz Thomaz Bastos sobre a relação entre os réus.
 

Embora negue que vá pedir alguma nova questão de ordem, o advogado Alberto Toron, que defende o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), lembrou que "questões incidentais" ainda poderão ser levantadas por outros advogados:
 

- Por exemplo: advogado está falando e o ministro se retira para urinar. Então o advogado continua falando, e suscita uma questão dizendo: eu vou interromper minha fala e aguardar a volta do ministro. É uma questão que pode surgir.
 

Entre os piadistas e contadores de história que tentam "relaxar' nos intervalos das sessões, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, também se destaca. Numa roda, sexta-feira, ele contava de uma defesa que fez da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, no STF. Na ocasião ela estava amamentando um dos filhos. Uma funcionária do tribunal deu um biscoito a Zélia, que comeu mas levou uma bronca do ex-ministro Néri da Silveira. Ainda com fome, ela cochichou com Kakay que estava se sentindo mal e com receio de desmaiar.
 

- Você consegue (desmaiar)? - perguntou-lhe Kakay, e logo Zélia caiu no plenário. - Ganhei a causa.


 
No mesmo dia, um dos advogados, que pediu prudente anonimato, contava que circula a seguinte piada entre seus colegas:


 
- Sabe por que o Professor Luizinho (ex-deputado do PT e réu na ação) só recebeu R$ 20 mil? O cara é professor.

Palavras-chave: mensalão gracejos quadrilha acusações julgamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogados-dos-reus-do-mensalao-recorrem-a-gracejos-nos-intervalos

12 Comentários

LIVIA professora de história07/08/2012 3:06 Responder

QUE POUCA VERGONHA! FALAMOS TANTO EM JUSTUIÇA E DA JUSTIÇA(INCLUSIVE ALGUNS ADOVOGADOS) E AGORA SE VÈ ESTA FALTA DE RESPEITO ESCANCARADA! ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE NOS REBELARMOS, MOSTRARMOS O NOSSO PODER A ESTAS PESSOAS INESCRUPULOSAS!

Essio de Moraes advogado07/08/2012 10:10 Responder

INDIGNAÇÃO CONTRA QUEM? SÓ SE FOR CONTRA TODOS OS POLITICOS INDISTINTAMENTE!!! DESDE A FUNDAÇÃO DE BRASILIA ESTOU DECEPCIONADO COM ESTA CLASSE MALÍGNA!!!

Jorge advogado07/08/2012 10:52 Responder

As quadrilha bem estruturadas costumam manter seus integrantes sem conhecer a todos comparsas. É um forma de sustentar os mandantes, se um pequeno for preso, êle só conhece os bandidos do seu grupo. Iste é, literalmente, o crime organizado!

HADIB GABRIEL ESTUDANTE DE DIREITO07/08/2012 11:07 Responder

TUDO UM TEATRO ONDE AS PERSONAGENS VÃO DEGUSTAR UMA GRANDE PIZZA. AFINAL, APÓS DEZ ANOS, ALGUÉM ACREDITA EM JUSTIÇA? SE O PAÍS FOSSE SÉRIO, LULA TINHA SOFRIDO IMPEACHEMENT E MUITOS DESSES, INCRIVELMENTE LEGISLADORES REELEITOS PELO POVÃO, ESTARIAM PRESOS. VAMOS ACORDAR ESTAMOS NO PAÍS DO FAZ DE CONTA CHAMADO............... B R A S I L

Mario Veiga Advogado07/08/2012 12:08 Responder

Isto que você lê agora é muito atual, apesar de ser escrito na década 1920. \\\"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada\\\". Ayn Rand

vanderlea santos souza servidor federal - bacharel em direito07/08/2012 14:26 Responder

Prezados, a situação é tão vergonhosa que me nego a comentar, mas continuo com a minha máxima: Pátria amada Brasil.

Clóvis Júnior Advogado07/08/2012 18:38 Responder

Aquele julgamento é um jogo de \\\"cartas marcadas\\\". Todos os ministros já estão orientados de como devem votar. Resta-nos saber quem vai ser condenado e quem vai ser inocentado. Eu apostaria em dizer que pelo menos três já estão com a condenação garantida: Dirceu, Márcio Valério e Delúbio Soares, para que a sociedade pense que foi feita Justiça. Quanto aos demais, talvez livrem a cara, pois não há interesse político na condenação deles. Mas já é um grande avanço para o nosso país que haja este julgamento. Que mais denúncias surjam e possamos, aos pouquinhos, derrubar a corrupção. Quem sabe nossos tetranetos vejam um país 50% menos corrupto do que hoje... Mas só mais uma observação: achar que Lula não sabia de nada é ingenuidade demais, vocês não acham?

wilma S. advogada 07/08/2012 20:11

È isso tudo aí, mais o que estão escondendo a sete chaves. Não tenha dúvida, está tudo \\\"combinadinho\\\". Pode até ser que surja, das cinzas ,aquele que \\\"denunciou\\\" que fez surgir esse mensalão. Quando muito vão carregar em cima do \\\"boi de piranha\\\", que já sabem quem é,;qualquer um que interesse aos que estão na LINHA.>>>>RATIFICO TUDO QUE MEUS COLEGAS COMENTARAM,NESSE ESPAÇO. PASMEM OS CÉUS!!!!!!!!!!!!

celina almeida advogada08/08/2012 12:37 Responder

Eu me admiro é neste espaço advogados comentando de maneira inflamada e política, esquecendo regras processuais constitucionais. Autoria e materialidade são requisitos básicos para culpabilidade . Então agora é a mídia que condena por questões meramente políticas, ou, um procurador é o senhor da verdade e qualquer denúncia, mesmo que desprovida de certeza, na base do achismo, é suficiente para condenar um cidadão. Ai de Nós.... ditadura de novo? Não gostar do PT é uma coisa, eu mesma não gosto. Rasgar as normas e desrespeitar o devido processo legal é outra coisa.

wilma advogada08/08/2012 20:05 Responder

IMAGINO que não acompanhou esse Mensalão, desde o seu início, ou melhor quando foi denunciado por um outro integrante da QUADRILHA.NOS IDOS DE 2006,mais ou menos.Essa fase processual -onde se apurou a Autoria e materialidade já foi ultrapassada,,tendo após exaustivas audiencias, com recursos e tudo a que têm direito pela legislação principalmente pela C.F sem contar com o decidido nas CPIS no próprio òrgão legislativo amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, especialmente TVs. Veja que, ainda agora,na fase inicial, do julgamento no Supremo, foi abordado,ou melhor apreciada a hipótese, atraves de recursos pertinentes, sobre a questão, de desmembramento do processo, .Foram consumidos dias nessa decisão. JULGAMENTO QUE OBEDECEU TODOS OS TRÂMITES LEGAIS. COM DECISÃO CONTRÁRIA AO DESMEMBRAMENTO. CONSIDERE-se mais QUE ,NESTE JULGAMENTO ,os causídicos que representam os acusados são considerados CRIMINALISTAS DO MAIS alto nível,e com grande experiencia em processo no Supremo tiveram uma hora ,cada um, para oralmente defencer suas teses. AGORA ESTÁ ACONTECENDO A FASE DO JULGAMENTO DO MÉRITO. Seria interessante assistir pela TV. para não criticar seus colegas. que se posicionaram,conforme COMENTÁRIOS ACIMA, com o qual V.S.não concorda ;Diante de todo esse mar de lama ,de tudo que ouvimos e vimos chegamos a tal conclusão ;acompanhado ,desde as divulgações e flagrantes dos atos delituosos dos quais esses políticos praticaram. recebimento dos dolares, os guardados nas cuecas, E OUTROS FLAGRANTES, TELEFONEMAS ETC.ETC.ETC... DAÍ A PERGUNTA, SE ISSO NÃO É RESPEITO AO DEVIDO PROCESSO LEGAL, ESSES RENOMADOS ADVOGADOS, QUE DEFENDEM OS ACUSADOS, ESTARIAM ATUANDO CONTRA OS PRÓPRIOS CLIENTES/? ´RATIFICO EM TODOS OS SEUS TERMOS O QUE CONSTOU DO COMENTÁRIO ANTERIOR, INCLUSIVE DOS MEUS COLEGAS, EXCETO O SEU.,COM TODO O RESPEITO. POREM O RESULTADO LHE CONVENCERÁ DE QUE ESTAMOS CERTOS. somos sim a favor da moralidade em todos os PODERES DO NOSSO PAÍS. em respeito à nossa Lei Maior.

Marisa Milano advogada08/08/2012 21:08 Responder

Excelente posicionamento da colega Dra. Vilma. Opina em lugar público quem sabe, quem conhece a causa, caso contrário, respeite os colegas Dra.Celina Almeida. Não se posicione quando não conhecer o contéudo da matéria em pauta, do inicio ao fim. Ouça, lê, olhe e se antene, caso contrário vai morrer na praia. Se criminalista.

Artur Valente Jornalista08/08/2012 22:17 Responder

De fato, o que ocorre é que o crime organizado em nosso país já cooptou toda a elite dirigente e gestora dos recursos públicos. (vide o caso da Delta/Cachoeira, que é um enorme outro mensalão, com 80% dos projetos do PAC, e que está sendo encoberto com a cumplicidade do Governo do PT e da chamada base aliada no Congresso). Em outras palavras, o crime organizado é comandado da Esplanada dos Ministérios em Brasília. É mais poderoso que os cartéis do narcotráfico. O seu estado-maior funciona no 3º andar do Palácio do Planalto, onde se situa o Gabinete presidencial. Estamos todos e a sociedade brasileira sob a ditadura do crime organizado da qual o mensalão do PT/José Dirceu é só um caso. O mensalão Delta/Cachoeira é bem maior e mais abrangente. Será que o STF vai ter a coragem e a força moral para enfrentá-lo ? Gostaria de acreditar...

Luiz Claudio Kades Assessor04/09/2012 12:30 Responder

Lamentavelmente o Ali Lula Babá não está sendo processado, mas tão somente os 40..... É hilário que o chefe use o bordão da justiça para se safar (\\\"cego, surdo e mudo\\\")

Conheça os produtos da Jurid