Advogado é multado pelo TSE por usar Chat GPT em petição

Segundo o Advogado Sérgio Vieira o caso comprova o quanto a tecnologia deve ser usada com cuidado na Justiça pelos operadores do Direito.

Fonte: Sergio Rodrigo Russo Vieira

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A Inteligência Artificial tem sido um dos temas mais comentados dos últimos tempos e sua utilização está se estendendo a diversas áreas da sociedade, até mesmo nos tribunais, mas não tem sido vista com bons olhos por todos.


Nesta semana, um advogado que escreveu uma petição com o uso do Chat PGT solicitando se tornar amicus curiae - “conselheiro do tribunal” que fornece subsídios para decisões - em um processo movido contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


No entanto, o uso da ferramenta não foi bem visto e o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, considerou o ato uma litigância de má-fé e aplicou multa de dois salários mínimos (R$ 2.604) ao advogado classificando a petição como “uma fábula escrita a duas mãos” e considerou a possibilidade do TSE aderir a uma petição feita por IA como “extremamente inadequado”.


De acordo com o advogado e sócio do escritório Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira, não há mecanismos legais que impeçam diretamente o uso de ferramentas de Inteligência Artificial em petições, mas que ela deve ser usada com parcimônia e evitá-la sempre que possível.


“Por serem ferramentas e softwares bastante recentes, ainda não há leis específicas sobre o uso de Inteligência Artificial em petições ou relacionados, no entanto, ele deve ser feito com bastante cuidado e moderação pois assim como neste caso, seu uso pode ser limitado por outros mecanismos legais”.


“Por isso, a IA deve ser evitada em casos muito complexos ou que dependem de interpretações mais profundas, sendo destinada apenas a tarefas operacionais, usar o ‘pensamento’ de uma máquina que se baseia em bancos de dados genéricos para embasar pedidos judiciais é perigoso” Afirma Sérgio Vieira.


*Sergio Rodrigo Russo Vieira - Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.

Palavras-chave: Advogado Multa TSE Utilização Chat GPT Petição Inteligência Artificial

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogado-e-multado-pelo-tse-por-usar-chat-gpt-em-peticao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid