A inabalável popularidade presidencial

Popularidade presidencial.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários: (0)




Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 1 e 2 de agosto revela que 48% dos brasileiros acham que o governo do presidente Lula continua ótimo ou bom.

O levantamento foi realizado duas semanas após a maior tragédia da aviação brasileira. No dia 17 de julho, um Airbus da TAM se chocou contra um terminal de cargas da empresa no aeroporto de Congonhas (SP), matando 199 pessoas.

Conforme afirma Fernando Canzian, do jornal Folha de S. Paulo, o percentual de aprovação do governo é idêntico ao registrado em março e praticamente igual ao que Lula tinha no início de outubro de 2006 (49%), período imediatamente posterior ao acidente da Gol com o jato Legacy, que matou 154 pessoas em 29 de setembro passado.

De março desta até agora, entre 14% e 15% dos brasileiros consideravam o governo ruim/péssimo. Em outubro passado, este número era de 17%.

Entre as explicações para a não-alteração da popularidade do presidente no período estão o fato de que a grande maioria dos brasileiros é pobre (59,5% têm renda familiar mensal de só até três salários mínimos por mês, ou R$ 1.050) e a constatação de que apenas uma minoria viaja de avião (8%).?

Dentre os 8% da população que costuma andar de avião, o percentual dos que aprovam é de 29%, 19 pontos inferior à media nacional. E os que classificam o governo como ruim ou péssimo chegam a 30%, o que representa dobro da média nacional (15%).

A avaliação positiva de Lula caiu desde março deste ano entre os que têm renda familiar mensal acima de dez salários mínimos. Contudo, entre os que ganham até cinco mínimos, a aprovação cresceu dois pontos (dentro da margem de erro da pesquisa).

Entre os que possuem nível superior, o percentual dos que consideram o governo regular caiu de 42% para 34%. Por sua vez, o índice dos que classificam o governo como ruim ou péssimo subiu de 24% para 29%.

O Datafolha ouviu 2.095 pessoas em 211 municípios do país.

Palavras-chave: Lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/a-inabalavel-popularidade-presidencial

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid