A importância de software de gestão para escritório de advocacia

“Se não tomares conta do teu cliente, alguém tomará”

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (0)




Conhecimento, foco, equilíbrio e determinação – estas são algumas das principais chaves para o bom andamento de qualquer negócio. Porém, não devem andar sozinhas. Inovação, comunicação e, principalmente, organização, devem ser companheiras dessas habilidades. Juntas, se completam e assumem a composição do sucesso.

No meio jurídico, milhares de escritórios buscam seu espaço em um mercado cada vez mais saturado. A OAB, em 2015, contabilizava mais de 1 milhão de advogados registrados. Ou seja, a competitividade, que já era grande, torna-se cada vez maior.

É certo que bons conhecimentos jurídicos e ética são condições essenciais, assim como criar uma boa imagem e zelar pela reputação. Mas é preciso mais:

  • Ter boa comunicação
  • Estratégias competitivas de marketing para conquistar nova fatias do mercado
  • Ousadia e capacidade de inovação nas soluções
  • Estar focado e atualizado na especialização
  • Profissionalizar a estrutura e a gestão do escritório.


E é sobre este último ponto, a gestão, que vamos nos debruçar agora. O advogado precisa se estruturar como empresa, pensar e agir como empreendedor.

Por que usar um software de gestão voltado para a área jurídica

E como funciona e qual a importância de um programa de gestão no dia a dia de um escritório de advocacia? Vamos descrever algumas das funcionalidades e aplicações do Auxilium Software Jurídico, um sistema jurídico completo para o advogado.

Organização nos processos

Este é um dos problemas mais comuns que afligem os escritórios – a falta de metodologia na organização dos processos faz com que se perca muito tempo, e até oportunidades, na busca de informações.

A preocupação com a segurança desses documentos, como proteção de dados e backup, também é por vezes menosprezada, o que pode ocasionar grandes dores de cabeça.

Com o software jurídico de gestão é possível cadastrar, editar, atualizar, consultar, imprimir e publicar o processo para o cliente de forma rápida e sem complicação. Sua função off-line permite consultas mesmo sem conexão com a internet. Além disso, o Auxilium conta com a mesma tecnologia de segurança utilizada pelos bancos (SSL), uma garantia de armazenamento confiável de todos os seus dados.

Agenda e Planejamento

Como em qualquer atividade econômica, um bom plano de trabalho inclui objetivos e metas imediatas assim como as de médio e longo prazo, além de um planejamento de ações para atingir os fins almejados.

Focar apenas nas questões prementes sem a devida organização processual e controle de tempo e atuação pode comprometer a manutenção de clientes e a saúde do escritório.

Com o software jurídico de gestão é possível organizar e gerenciar processos de forma mais eficiente, com um planejamento mais cuidadoso, dando maior atenção aos detalhes e mantendo uma comunicação adequada com o cliente e toda a equipe envolvida.

Com um bom planejamento de trabalho é possível gerir o tempo de forma mais eficaz, evitando o açodamento no dia a dia que pode levar a descuidos momentâneos, problemas com prazos e até erros que podem invalidar documentos.

O Auxilium conta com um notificador de eventos que funciona como uma verdadeira secretária, enviando alertas sobre seus compromissos, prazos e audiências cadastradas.

Controle de Clientes e Pessoas

O advogado tem de ter um cadastro amplo quer permita gerenciar diversos tipos de relacionamento vitais para o andamento do seu trabalho. Além de clientes, pessoas físicas ou jurídicas, é preciso ter acesso rápido e uma boa identificação de fornecedores, advogados, testemunhas, etc.

No software jurídico Auxilium são várias as opções de campos para cadastro de clientes e pessoas, que possibilita, através do uso de filtros, localizar rapidamente os dados arquivados, integra-los com Google Maps, e gerar relatórios específicos.

Controle Financeiro

A nossa vida financeira é um reflexo de como somos e de como nos relacionamos com o mundo. Profissionalmente, detalhar através de uma ferramenta de gestão a vida financeira de uma empresa (e seu escritório é uma empresa) é primordial para conhecer e reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos, mudar o que for necessário e investir no que é preciso.  Sempre essencial, um bom programa de controle financeiro permite gerenciar suas contas, finanças dos processos e do escritório.

O Auxilium permite adicionar receitas e despesas vinculadas por processo ou pessoa, fornece um balanço gráfico das receitas e despesas mensais ou anuais por categoria e ainda envia diariamente um resumo das suas contas. Além disso, utilizando filtros, é possível visualizar as receitas geradas por clientes e processos em um determinado período. 

Manter-se atualizado sempre

Indiscutivelmente, manter-se informado sobre os andamentos processuais é algo imprescindível. Ter um programa que faça a captura automática desses dados nos Diários de Justiça de todos os Estados e Tribunais Superiores facilita e muito a atualização dos processos.

Através do software jurídico Auxilium, por exemplo, você receberá automaticamente notificações de novos andamentos e gera relatórios filtrando por período, processo, comarca e cidade.

A gestão de um escritório de advocacia merece todo cuidado e atenção, e ferramentas de apoio, como um software jurídico de gestão, não deve ser encarado com gasto, e sim um valioso investimento para todos os envolvidos – do advogado ao cliente.

Habituar-se com os conceitos e práticas de gestão será um importante diferencial neste concorrido mercado. Planejar é decidir antecipadamente qual é e como será o seu sucesso; gerenciar cada passo é garantir o sucesso do planejamento.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Palavras-chave: Software Jurídico Escritório de advocacia Gestão para advogados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/a-importancia-de-software-de-gestao-para-escritorio-de-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid