Novo episódio do programa Pontos & Vistas debate o papel da advocacia na prevenção de fraudes financeiras empresariais

Programa vai ao ar na segunda-feira (16), às 19h, no canal do YouTube da OAB SP; o convidado da semana é Rodrigo de Grandis, com a apresentação de Patricia Vanzolini.

Fonte: OAB SP

Comentários: (0)




Em seu sexto episódio, o videocast Pontos & Vistas da OAB SP aborda o papel do advogado na prevenção de fraudes financeiras nas empresas, tema que ascendeu ao debate público desde a deflagração do rombo financeiro das Lojas Americanas. Para a discussão desta semana, Patricia Vanzolini, presidente da Ordem paulista, recebe o advogado e professor Rodrigo de Grandis, que atuou como Procurador da República entre 2004 e 2023, e foi o pioneiro nas denúncias de “insider trading” no Brasil.


Ao Pontos & Vistas, Rodrigo de Grandis falou sobre o contexto da legislação brasileira que rege o âmbito, identificando mudanças necessárias e aspectos importantes a serem mantidos, e abordando as principais legislações da área, como infidelidade patrimonial e lavagem de dinheiro. O episódio também aborda o campo como área de atuação da advocacia, principalmente no âmbito do Direito Penal Econômico, os diversos recortes de compliance e a advocacia empresarial preventiva.


“Há um interesse muito grande das empresas em evitar que os ilícitos sejam praticados e, principalmente, uma vez praticados, que eles sejam estancados, que sele sejam cessados, para que não haja a perpetuação do dano e, obviamente, as obrigações relacionadas a isso do ponto de vista cível, criminal e reputacional”, avalia de Grandis, ressaltando os novos espaços de atuação profissional: “É um trabalho de prevenção que vai, praticamente, irradiar por todos os ramos do Direito: ilícitos ambientais, administrativos, cambiais, trabalhistas e criminais”.


Para o advogado, outra tendência que se encontra em processo de consolidação no ambiente jurídico brasileiro é a justiça consensual. “Uma das ferramentas que serão exigidas por parte dos profissionais do direito, inclusive aqueles que, como nós, advogam na área criminal, é a mediação, a interlocução com a autoridade acusatória”, finaliza Rodrigo de Grandis.


Pontos & Vistas


Promovendo debates sobre os temas mais importantes da atualidade no universo da advocacia, o videocast vai ao ar toda segunda-feira, às 19h, no canal da OAB SP no YouTube. Com a apresentação da presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, o programa recebe diversas personalidades relevantes no mundo jurídico, para abordar os desafios e tendências da profissão, em diálogo com os temas emergentes na sociedade brasileira.


Anteriormente, o Pontos & Vistas recebeu Alberto Toron, falando sobre o debate acerca dos julgamentos virtuais no STF; Oscar Vilhena, que abordou a ascendência do STF no debate público brasileiro; Ronaldo Lemos, falando sobre as possibilidades entre os avanços tecnológicos que dizem respeito à atuação da advocacia; Aury Lopes Jr., com o tema “juiz de garantias no Brasil e no mundo”; e Augusto de Arruda Botelho, abordando o acesso à justiça e a gestão do sistema judiciário no Brasil.


Todos os episódios ficam disponíveis na playlist do programa, confira.


Serviço

Sexto episódio do Programa Pontos & Vistas

Apresentação: Patricia Vanzolini

Convidado: Rodrigo de Grandis

Data: 16 de outubro de 2023

Horário: 19h

Disponível em: canal da OAB SP no YouTube.


Sobre a OAB SP - Fundada em 22 de janeiro de 1932, a OAB SP é a maior Secional do Brasil, com mais de 355 mil profissionais inscritos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas. Mantém mais de 90 comissões atuantes, entre permanentes e especiais, que desenvolvem trabalhos de estudo e aperfeiçoamento da legislação, além de zelar pela Advocacia paulista e pelos cidadãos. São 930 postos de atendimento espalhados por todo o Estado, incluindo a Secional e as 251 Subseções, e 247 pontos de Certificação Digital. A entidade promove, com exclusividade, a representação, defesa, seleção e disciplina da Advocacia. Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social, contribui com a consolidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira.

Palavras-chave: Novo Episódio Programa Pontos & Vistas Debate Papel Advocacia Prevenção de Fraudes Financeiras

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/novo-episodio-do-programa-pontos-vistas-debate-o-papel-da-advocacia-na-prevencao-de-fraudes-financeiras-empresariais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid