Na próxima semana o Mês da Mulher AASP debaterá sobre raça, gênero e saúde

Entre os dias 13 e 17/03, serão realizados seis webinars gratuitos. Entre os temas que serão abordados estão: "Direito e o amparo às mulheres refugiadas no Brasil", "Ancestralidade: protagonismo negro e indígena na sociedade jurídica" , "Câncer de Mama e os direitos garantidos a quem é diagnosticada com a doença", "Mulher LGBTQIA+ e sua representatividade no Direito".

Fonte: Enviado por Ricardo Silva

Comentários: (0)




A Associação dos Advogados de São Paulo convida a advocacia feminina de todo o país a continuar acompanhando o mês da Mulher AASP 2023. Na próxima semana, serão apresentados mais seis webinars gratuitos com temas importantes que propõem trazer para o debate os principais desafios, as conquistas, as leis e a diversidade no universo feminino. Confira abaixo os assuntos dos webinars gratuitos que estão programados e inscreva-se.


No dia 13/03 às 19h, o tema será os “Direito e o amparo às mulheres refugiadas no Brasil” com Sylvie Mutiene, formada em Direito no Congo, veio do seu país natal fugindo da perseguição política ao marido, preso numa manifestação contra o governo. Ela e os filhos acabaram sendo vítimas da violência do Estado após o marido escapar da prisão. Em São Paulo, como refugiada, viveu em abrigo, trabalhou como ajudante, faxineira, copeira e secretária. Hoje trabalha como analista de diversidade. Estarão na mesa as advogadas Denise Abreu Cavalcanti, doutoranda em Direito pela Faculdade Autônoma de São Paulo (FADISP) e mestre em Direito das migrações transnacionais e Nadia Floriani, mestranda na Linha de Pesquisa em Migrações, no Programa de Pós-Graduação em geografia da UEPG. Especialista em relações internacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O mediador será, Rodrigo Cesar Nabuco de Araujo advogado e Conselheiro da AASP.


Na terça-feira, (14/03) às 19h, o tema abordado será “Síndrome da Impostora e os impactos na mulher advogada” com a psicóloga clínica, Marihá Lopes formada pela Universidade Veiga de Almeida e especialista em terapia cognitivo comportamental pelo Instituto de terapia cognitivo (ITC-SP) e especialista em terapia cognitivo e Sandra Moura da Rocha, que possui formação em Psicologia desde 1994 e em Direito desde 2007. Atualmente executa seu trabalho nas duas áreas de formação. A mediadora será Ana Cândida Menezes Marcato.


Em 15/03, às 19h o debate será “Ancestralidade: protagonismo negro e indígena na sociedade jurídica” participam da conversa a advogada, Rosana Rufino advogada, professora, palestrante e mãe, mestranda em humanidades, Direitos e outras legitimidades pela Universidade de São Paulo. Além da advogada, Adriana Inory Kanamari descendente indígena (da etnia Kanamari da Calha do rio Juruá), natural do município de Itamarati/AM , trabalhadora humanitária, dotada de ética e grande experiência com migrantes e refugiados indígenas e não indígenas. O mediador será Rogério Lauria Marçal Tucci advogado e Conselheiro da AASP.


Na quinta, 16/03, às 19h, a palestra será sobre “Câncer de Mama e os direitos garantidos a quem é diagnosticada com a doença” a conversa será com a advogada, Aghata S. Nunes especialista em Direito do consumidor, Direito Civil e Direito Processual Civil pela Faculdade Legale e pós-graduanda em advocacia Cível na Universidade Anhembi Morumbi e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP - Subseção São Miguel Paulista e a advogada Milena Bassani, atuante nos estados de São Paulo e Pernambuco especialista em Direito da Saúde há mais de 10 anos é presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/PE – Subseção de Jaboatão dos Guararapes. A mediadora será Clarisse Frechiani Lara Leite advogada e Diretora Jurídica da AASP.


Fechando a semana, no dia 17/03, serão realizados dois webinars o primeiro terá destaque o tema “Mulher LGBTQIA+ e sua representatividade no Direito” e evento será realizado às 10h com a presença de Amanda Souto Baliza, advogada atuante na área de Direito antidiscriminatório com foco na garantia de direitos individuais e difusos da população LGBTI+, sendo coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+ e Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Famílias homotransafetivas e Bruna Andrade, advogada, professora e empreendedora. Especialista em Direitos LGBTQIA+ e Direito Público. A mediação será da advogada e Conselheira da ASSP, Elaine Cristina Beltran Camargo.


Às 16h, o assunto será “Alimentação para o dia a dia: conciliando a rotina corrida com a alimentação saudável”, com a nutricionista, Debora Lima formada pela UFRJ e especialista em saúde da família pela ENSP/Fiocruz e mestranda em educação em ciências e saúde pela UFRJ e Angela Corrêa Trentin, nutricionista comportamental, aprimorada em transtornos alimentares - Ambulin/HC-USP. A mediação será realizada por Helena Najjar Abdo, advogada e Conselheira da AASP.


Na semana seguinte, entre 20 e 24/03, serão apresentados mais seis de interesse da advocacia feminina: Sororidade em ambientes de gestão, Tecnologia como ferramenta para equidade de gênero, Os desafios da mulher que lidera, A masculinização da Inteligência Artificial, Quebra de estereótipos: dicas de como evitar/combater o machismo organizacional e ESports e o protagonismo feminino.


Para mais informações, consultar a programação completa e inscrições acesse o site: https://mesdamulher.aasp.org.br/


AASP - Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, plataforma de assinatura digital, entre outros.

Palavras-chave: Mês da Mulher AASP Debate Raça Gênero Saúde

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/na-proxima-semana-o-mes-da-mulher-aasp-debatera-sobre-raca-genero-e-saude

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid