Fenalaw traz ao meio jurídico tecnologia de ponta

O maior evento da América Latina apresentará cases de sucesso e terá a presença do ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

Fonte: Enviado por Marcos Burghi

Comentários: (0)




São Paulo irá sediar, de 19 a 21 de outubro, a Fenalaw 2022, o maior evento de inovação, gestão e tecnologia focado no mundo jurídico da América Latina, que contará em sua abertura com as presenças do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, e da presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolini.


Durante a Fenalaw haverá oito salas simultâneas de palestras e debates, com mais de 300 palestrantes, e a apresentação de inovações tecnológicas no Judiciário, como a implantação do projeto-piloto do metaverso na Justiça do Trabalho de Colíder-MT, iniciativa adotada também por escritórios de advocacia de SP. Serão apresentados, ainda, cases da Disney, Petrobras, Nestlé, Infraero, Santander, entre outros.


Ouça áudio release de entrevista com Maria Juliana Barbosa, diretora da Fenalaw

https://www.mediafire.com/file/z4yy2z5mf9zlql8/Release+Fenalaw+v1.0.mp3/file


Pironti Advogados é um dos escritórios que implantou o metaverso. Veja, a seguir, a entrevista com o sócio-fundador do escritório, Rodrigo Pironti, que participará da plenária Metaverso: o que o Judiciário tem a ver com a nova realidade?, no dia 20, das 9h às 10h30. O evento será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP).


Como e em quais circunstâncias o escritório aplica o metaverso?


Temos uma sala de reuniões e apresentações em ambiente virtual, onde advogados e clientes podem fazer testes imersivos nesta nova realidade. É um espaço específico no escritório para isso.


Como e quando se desenvolveu a transformação digital no escritório?


Duas foram as razões para a transformação digital do escritório, a primeira tem relação direta com o reposicionamento de nossa visão, missão e valores, que possuem como ponto central a inovação tecnológica e de relacionamento com o cliente. A segunda razão passa pelo crescimento da estrutura física e de atendimento corporativo do escritório, momento em que sentimos uma real necessidade em investir em tecnologia, não apenas para otimização das demandas internas, mas para melhorar a experiência do cliente e uma maior interação como nosso público externo.


O que foi preciso mudar para que o escritório se estruturasse para a implantação dessas tecnologias?


Há uma natural e necessária mudança de cultura. Todos os colaboradores e clientes precisam estar abertos a esse novo mindset. A advocacia é um mercado muito tradicional e, ainda que não avesso completamente à inovação, tende a ser mais refratária a algumas rupturas aos padrões clássicos existentes.


Houve aceitação dos clientes e adaptação dos advogados e funcionários?


Total. Iniciamos esse processo com muito diálogo e integração. Nenhum passo foi dado sem que houvesse uma preocupação constante com a adaptação de todos e a conexão com a realidade na qual estávamos inseridos. Entendo que, para que a inovação seja sustentável dentro de um escritório, deve passar pela ideia de um processo dialógico e democrático, respeitando o momento e o modelo de negócio.


Segundo estudo da FGV, a Inteligência Artificial (IA) já está presente em metade dos tribunais brasileiros. Essa é a realidade também presente na advocacia, indistintamente? Pequemos e médios escritórios conseguirão se adaptar e sobreviver?


Entendo que é um processo evolutivo, natural e necessário. Talvez boa parte dos escritórios (e o próprio Judiciário) não esteja preparada ainda para uma avaliação mais concreta de quais são os parâmetros necessários a uma IA eficaz no mundo jurídico, mas, seguramente, é um caminho sem volta. Como em todo processo de evolução tecnológica, haverá os escritórios que estarão mais presentes neste desenvolvimento e outros que se adaptarão a essa nova realidade como puderem, mas não vejo esta inovação como um processo excludente e predatório, capaz de sepultar pequenos e médios escritórios. A inovação deve ser inclusiva.


Palavras-chave: Fenalaw 2022 Meio Jurídico Tecnologia de Ponta Evento América Latina

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/fenalaw-traz-ao-meio-juridico-tecnologia-de-ponta

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid