CONIP traz inovações tecnológicas do Poder Judiciário e órgãos de controle

Juízo 100% digital, LGPDJus são alguns cases apresentados no evento, que acontece em agosto, em Brasília.

Fonte: Enviado por Marcos Burghi

Comentários: (0)




Será realizado nos dias 30 e 31 de agosto o 17º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle (CONIP), o principal evento de tecnologia da informação e comunicação focado no Judiciário e órgãos de controle. O ponto central do evento, que acontece no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, será a apresentação de casos reais de uso de tecnologia que impactam a prestação do serviço público, como o exercício da cidadania, de acordo com Vagner Diniz, curador de conteúdo do CONIP e gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br.


Dentro deste propósito, os participantes conhecerão a iniciativa do Tribunal de Justiça de Sergipe, que implantou o Juízo 100% digital, permitindo ao cidadão ter acesso à Justiça, exclusivamente por meio do uso da tecnologia, desde que haja anuência das partes envolvidas.


Outro case a ser apresentado é o LGPDJus, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, um aplicativo para celulares que permite ao cidadão ter acesso livre a informações sobre a Lei de Proteção de Dados Pessoais, sobre seus direitos e ainda poder confirmar se o Judiciário guarda informações sobre si mesmo.


Cases internacionais também fazem parte da programação do CONIP: “O The DataSphere Project é um deles. Trata-se de uma rede global com abordagem holística e inovadora à governança de dados, permitindo a criação de estruturas ágeis para a entrega de dados com responsabilidade, que pode representar oportunidades para o Brasil. Há, ainda, o Lab Program que oferece um espaço coletivo para mostrar e experimentar inovações em estruturas de governança e soluções técnicas que promovem a visão de dados governados de forma colaborativa”.


Para Vagner Diniz, inúmeras oportunidades de serviços e tecnologias que se abrem no contexto que serão apresentadas durante o CONIP. O Tribunal de Contas da União, por exemplo, divulgará uma pesquisa inédita sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na Administração Pública Federal. “Nela, serão apresentados os planos de uso da IA, bem como as tecnologias preferidas e as lacunas identificadas para que haja uma evolução consistente do uso de IA. “Outra oportunidade será identificada na apresentação do “DataJud”, o datalake do Poder Judiciário, contendo milhões de dados e informações sobre os processos judiciais digitalizados”, anunciou.


Participarão como palestrantes, entre outros, desta 17ª edição do CONIP Juízes Auxiliares da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Edivaldo Sartor, Coordenador de Segurança da Informação e Proteção de Dados do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernanda Campagnucci, Diretora da Open Knowledge Brasil, Fabiana Ruas, Secretária-Geral Adjunta de Administração do Tribunal de Contas da União e Thiago de Andrade Vieira, Diretor do Departamento de TIC do Conselho Nacional de Justiça.


O evento reunirá diretores, gerentes de TI e segurança, magistrados, presidentes e conselheiros das comissões de informática de 92 tribunais e de órgãos de controle, como Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Defensorias, Corregedorias.


SERVIÇO


Evento: 17º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle (CONIP)


Data: dias 30 e 31 de agosto


Local: Royal Tulip Brasília Alvorada (DF)

Palavras-chave: CONIP Inovações Tecnológicas Poder Judiciário Órgãos de Controle

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/conip-traz-inovacoes-tecnologicas-do-poder-judiciario-e-orgaos-de-controle

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid