O Brasil e a Justiça contra o preconceito

Entrevista debate leis, direitos e atitudes que previnem e punem o preconceito no Brasil

Fonte: MeuAdvogado

Comentários: (1)




Para combater o preconceito, o Brasil e a justiça unem forças na educação e punição em busca de um país igual e respeitoso para toda a sociedade.


Em entrevista da semana, convidamos especialistas para debater sobre leis, direitos e atitudes que previnem e punem o preconceito no Brasil


Para debater a eficácia de leis e incentivos contra o preconceito no Brasil, entrevistamos Dr. Luis Fernando Valladão e Dr. Jair Jaloreto.


MeuAdvogado:  De que forma o pagamento de fiança pode fazer com que o "crime" fique impune?


Dr. Luiz Fernando:  O crime de racismo é inafiançável. Entretanto, há muitos casos em que o crime de racismo é desqualificado para injúria (art. 140 CP) ou lesão corporal (art. 129 CP), e o agressor pode, mediante pagamento de fiança, se ver livre, ficando assim impune.


Fato concreto que ilustra tal situação aconteceu em Ribeirão Preto (12/12/2009), interior de São Paulo. Um trabalhador negro, de 55 anos, foi violentamente agredido por três estudantes de medicina.


" Enquanto o atingiam os agressores gritavam: "ô seu negro, toma seu negro" e davam gargalhadas com a queda e sofrimento do atingido.


O fato foi testemunhado por três pessoas que conseguiram deter os agressores e, corretamente, chamaram a policia. Presos em flagrante, os três pretensos futuros médicos foram levados à delegacia e foi lavrado o flagrante por crime de racismo (inafiançável e imprescritível). Entretanto, os agressores foram soltos após pagamento de fiança, porque a justiça acatou os argumentos dos advogados dos agressores e desqualificou o crime de racismo para lesão corporal e injúria.


M.A: Colocando em questão o estudo desenvolvido em trabalho da Unesco Educação Anti-Racista: Caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 é possível afirmar que uma educação baseada em respeito e compreensão de diferentes raças é uma medida a longo prazo no Brasil?


Dr. Jair: Uma melhor educação é a garantia de uma melhor sociedade e de melhores cidadãos.


" A educação é protegida e assegurada nos termos da Constituição Federal, a mesma que dispõe ser inafiançável o crime de racismo; se desde cedo houvesse uma educação consciente, voltada a uma perspectiva de respeito e tolerância as diferença, certamente esse tipo de conduta não necessitaria ser criminalizada, tal tipo penal seria revogado pelo costume da tolerância e da paz.


Mas é necessário salientar também que, a considerar a cultura nacional e a infeliz realidade de racismo e intolerância no Brasil, criminalizar a conduta ajuda a combatê-la, pois, com a certeza de que haverá uma reprimenda criminal por parte do Estado, há um maior cuidado por parte dos cidadãos com seu agir, falar e pensar.

 

 

Clique aqui para ler a entrevista completa.

 

 

Palavras-chave: Entrevista; MeuAdvogado; Preconceito; Brasil; Justiça

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/meu-advogado/o-brasil-e-a-justica-contra-o-preconceito

1 Comentários

meire sua profissão28/09/2011 2:27 Responder

Preconceito e racismo é o que é praticado com o intitulado Exame de Ordem, impedindo negros e pobres de exercerem direitos garantidos pela Constituição. Não querem se misturar!!!

Conheça os produtos da Jurid