Alienação Parental - A informação como solução

Ao ver de perto os danos causados pela prática da alienação parental, pergunto-me onde vamos parar, ou melhor, onde irão parar nossas crianças

Fonte: MeuAdvogado

Comentários: (1)




Ao ver de perto os danos causados pela prática da alienação parental, pergunto-me onde vamos parar, ou melhor, onde irão parar nossas crianças. Crianças que representam a geração do futuro de famílias, que hoje se perdem em mágoas, frustrações e vinganças.


Quando a relação conjugal acaba, geralmente vem carregada de sofrimento, sonhos desfeitos e da culpa comumente atribuída ao “outro” que passa a ser o grande vilão da história.


Muitos são os genitores, na grande maioria os pais, que sofrem as amargas consequências das práticas do genitor alienador que, impulsionado por um egoísmo cego, maltrata e fere o próprio filho com o objetivo de afastá-lo do ex-cônjuge, satisfazendo, assim, seu mais profundo sentimento de vingança.


É este genitor que bate a porta de nossos escritórios trazendo dor, saudades e muitos processos debaixo do braço.


Paramos para ouvi-lo, uma, duas horas, mas não são suficientes. Ele precisa falar, colocar para fora a mágoa armazenada que insiste em apertar-lhe o peito para, então, organizar a confusão instalada em sua mente enquanto tenta entender o que acontece ao seu redor, devastando sua vida.


Entender porque o filho tão amado e querido, de repente não corre mais em busca de um abraço, não lhe oferece mais aquele sorriso espontâneo, não o chama mais de pai ou mãe.


Este genitor precisa de respostas que não temos, e de uma urgência muito distante da melhor celeridade que podemos vislumbrar.


Empenhado na constante busca de soluções para aplacar a dor e a angustia que vivem estes genitores, a Associação Brasileira Criança Feliz idealizou o Projeto Grupo Vivências, voltado para o apoio e esclarecimento aos pais, vitimas ou não da Alienação Parental.


O Grupo Vivências é gratuito e aberto a todos que dele desejarem participar. Realizado sempre com o apoio de um psicólogo e do coordenador do grupo, proporciona, além do esclarecimento e orientação, a oportunidade destes pais ouvirem e serem ouvidos em histórias tão particulares e, ao mesmo tempo, tão idênticas.


O trabalho desenvolvido no Grupo Vivências não direciona, não instiga. Apenas esclarece e, através da reflexão pode levar o individuo à percepção daquilo que esta vivenciando e da forma como está reagindo à tamanha agressividade.


É neste espaço que, pensamentos, sentimentos e falas se organizam e, muitas vezes, levam esses pais ao entendimento e clareza daquilo, até então desconhecido.


É muito difícil para a vitima da alienação parental, raciocinar em meio a esse turbilhão de sentimentos de raiva, medo, angustia e revolta. Ela perde o discernimento necessário para agir de forma adequada. No primeiro momento, ela não entende bem o que está acontecendo e nem imagina o que poderá acontecer.


A primeira ideia que lhe ocorre é buscar um advogado. Esse advogado deve estar preparado para receber e orientar adequadamente o sujeito vitima ou não da alienação parental, inclusive com a colaboração de outros profissionais, como um psicólogo, fundamental nesses casos envolvendo famílias.


Importante perceber que o advogado recebe, também, o genitor alienador, que precisa tanto, ou mais, de orientação, principalmente do profissional da psicologia. Aqui a função dos profissionais é essencial para o desenrolar da questão trazida.


Muitas vezes o alienador acusa o outro genitor de abuso sexual, envolvendo a criança numa história perversa, fazendo com que esta descreva fatos que não ocorreram e, até acredite neles.


O advogado tem que estar atento para não compactuar com as supostas alegações trazidas pelo genitor alienador, nem, tampouco, instigar o genitor que alega estar sendo alienado.


Há que se avaliar, com muita responsabilidade, tudo que lhe é trazido, pois, verdadeiras ou não, consequências terão na vida da criança ou adolescente.


A alienação parental não atinge apenas o genitor, mas, também seus familiares, que acabam impedidos de manter contato com a criança ou adolescente envolvido, o que leva a um sofrimento extenso.


O trabalho do Grupo Vivências alcança a todos – pais e familiares. É importante que o grupo familiar conheça a alienação parental para poder lidar com ela e com suas consequências, amparando e fortalecendo uns aos outros.


Através da experiência com o Grupo Vivências Rio de Janeiro, percebo e reconheço a importância desse trabalho. Após alguns encontros, é fácil observar mudanças no comportamento dos envolvidos, graças à informação.


Ao entender a alienação parental, seus motivos e razões, o individuo acaba entendo o alienador. Com essa compreensão fica mais fácil tomar atitudes corretas e adequadas que levam, não à reação, mas ao enfrentamento da situação e da busca da melhor solução ao conflito existente.

 


Para conhecer e entender mais sobre questões familiares e suas leis acesse http://www.meuadvogado.com.br/ . No site, você escontrará um espaço exclusivo para tirar suas dúvidas, além de ter acesso a um banco de dados de profissionais especializados

Palavras-chave: Alienação Parental Informações Dano Crianças Genitor

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/meu-advogado/alienacao-parental-a-informacao-como-solucao

1 Comentários

V.Charczuk Bioticetista, JusRestauretivista, Ambientalista, Livre Pensador Sem Fronteiras, P?s Graduado na UFR04/04/2013 23:38 Responder

PAI/AVÔ-com filhos menores, que vem sofrendo com as FALSAS DENUNCIAS, orientadas, construidas, implantadas, tuteladas e administradas \\\"pelos operadores de direito/TORTO de plantão\\\" APROVEITANDO-SE, em via de regra, de mães INFANTILÓIDES e persecutórias - mas, ainda, com algum encanto físico; transformando-as em \\\"GENIS\\\" boas de cuspir e suas REFENS via \\\"CONLUIOS\\\" e/ou verdadeiro IMPÉRIO DOS CRIMES DE ALIENAÇÃO PARENTAL que agridem a todos os DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E INDISPONÍVES, e, sempre quando o PAI tenha algum patrimônio a SER EXTORQUIDO!... Mesmo, que DE FATO DETINHA A GUARDA E O FILHO ERA FELIZ E REFERÊNCIA EM TUDO e com coração de mãe, e, já detendo a guarda de filho de ex-mãe PSIQUIATRA, quando os \\\"tais operadores\\\" a seduziram, usaram, extorquiram, que, desiludida de tudo SUICIDO-SE!.. depois de cançar-se dos \\\"LEILÕES DO FILHO-pra ver quem dá mais\\\", etc...Portanto, é tudo MUITO MAIS GRAVE E SÉRIO DO QUE TRANSCRI-TO E DENUNCIADO!.. Pois, qdo. o PAI não entra no leilão, TENTAM DESCA-RACTERIZÁ-LO para a guarda, etc...E, no caso, os problemas ENTRE OS FAMILIARES BIOAFETIVOS É INFINITAMENTE menor do que as do \\\"estado BURROCRATICO, COR-RUPTO e INEFICAZ\\\", vide no http://becerraf2010.wordpress.com/2011/07/10/crime-de-alienação-pa-rental-agride-todos-os dir...e/ou vide em Vadislau Charczuk - DEFESA DA CRIANÇA.. Hoje, já é de domínio público as VENDAS E TRÁFICO DE CRIANÇAS pelos \\\"tais operadores\\\" e, TUDO EM NOME DA \\\"justiça\\\"!.. Portanto, É MUITO GRAVE!... SOCORRO!...

Conheça os produtos da Jurid