19 de maio é dia do Defensor Público

Confira entrevista e outros conteúdos exclusivos sobre Defensoria Pública no meuAdvogado

Fonte: MeuAdvogado

Comentários: (3)




Com o crescimento da justiça gratuita e o conhecimento da população sobre seus direitos, os profissionais de Defensoria Pública se encontram em destaque. A principal função do defensor público é atuar como advogado dessas pessoas carentes, representando-as judicialmente e de forma gratuita, e possibilitar que aqueles que não têm dinheiro para contratar um advogado privado possam ter acesso ao Judiciário.


E para que elas e outras pessoas saibam mais sobre esses direitos e deveres, o site meuAdvogado publicou uma entrevista com o advogado Franco Mazieiro do escritório Bernardes & Advogados Associados que discorre sobre algumas questões jurídicas relacionadas à esses profissionais  e pessoas interessadas em procurar um Defensor Público.


Em complemento a entrevista, o site também divulga uma página especial sobre Defensoria Pública, que reúne respostas de dúvidas frequentes e artigos relacionados.


Meu Advogado: Em linhas gerais o que é a Defensoria Pública?

 
Dr. Franco Maziero: A Defensoria Pública é uma instituição permanente, custeada pelo Estado, cujo principal objetivo é garantir aos necessitados, aos pobres e aos carentes, uma forma de ter acesso à justiça gratuitamente. A principal função do defensor público é atuar como advogado dessas pessoas carentes, representando-as judicialmente e de forma gratuita, e possibilitar que aqueles que não têm dinheiro para contratar um advogado privado possam ter acesso ao Judiciário.

 
M.A: Qual a diferença entre defensoria pública da união e as estaduais?

 
Dr. Franco: A princípio, a Defensoria Pública é uma só (princípio da unidade). Ocorre que a Defensoria Pública da União e as Defensorias Públicas Estaduais atuam em áreas diversas. No que se refere à sua atribuição para acompanhamento dos processos no Judiciário, a Defensoria Pública Estadual atua em matérias de competência da Justiça Estadual, em que não há interesse da União. Se o processo tramita na esfera federal, em que há um interesse da União, a competência é da Defensoria Pública da União. Um bom exemplo são as causas previdenciárias, em que a Defensoria Pública da União tem grande atuação.


Leia o restante da entrevista

 

Palavras-chave: Defensoria Pública; MeuAdvogado; Acesso; Entrevista; Franco Mazieiro

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/meu-advogado/19-de-maio-e-dia-do-defensor-publico

3 Comentários

Vadislau Charczuk Bioticista, ambientalista, JUS-RESTAURISTA,21, POS-UNITI-UFRGS, CONSTITUCIONALISTA, SEC.POA, RESTING20/05/2011 8:51 Responder

BOM DIA E PARABENS À TODOS OS NOBRES DEFENSORES PÚBLICOS, QUE, TEM A \\\"MISSÃO DE PROTE-GEREM OS DIREITOS HUMANOS, OS DIREITOS À VIDA E OUTROS\\\"...POIS, LAMENTAVELMENTE, A \\\"JUDICIA-LIZAÇÃO SOCIOPATÈTICA E CRIMI-NOSA\\\", QUE, COAGE E EXTORQUE A TODOS, FOCADOS NOS , IDOSOS E CRIANÇAS, DESTRUINDO, INCLU-SIVE AS CONVIVÊNCIAS BIOAFE--TIVAS VIA A CONSTRUÇÃO E TUTE-LA DOS \\\"CRIMES DE ALIENAÇÃO PARENTAL\\\" COM TODAS AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PERVERSAS, PROFANAS E NEFASTAS!...-PARABENS \\\"ANJOS DO BEM!

DR: JOÃO LUÍS ALBERTINO advogado20/05/2011 10:25 Responder

parabéns.

Francisco Pagotto Advogado20/05/2011 12:36 Responder

Desejo de coração que os Estados valorizem esses profissionais. E que realinhem os salários e PCS principalmente no ES, onde isso não ocorre.

Conheça os produtos da Jurid