A Importância da Inteligência Emocional para o Sucesso Profissional
O presente artigo discorre sobre a Inteligência Emocional para o Sucesso profissional
Você sabe o que é Inteligência Emocional? Segundo o psicólogo americano e autor do livro Inteligência Emocional, Daniel Goldman, é a capacidade de conhecer e controlar as próprias emoções e saber usá-las no momento certo e da forma certa.
Vivemos numa época em que os níveis de estresse, pressão e competitividade no ambiente de trabalho estão cada vez mais altos e saber lidar com as emoções, diante das adversidades do dia a dia, de modo a evitar perder o controle é um diferencial fundamental entre profissionais de sucesso.
Estudos comprovam que um alto QI não é garantia de sucesso, mas que o desenvolvimento da Inteligência Emocional é fator importante para se alcançar o sucesso na carreira. De acordo com pesquisa realizada por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro Inteligência Emocional 2.0, apenas 36% das pessoas conseguem lidar com as próprias emoções. O estudo constatou, ainda, que a inteligência emocional é um dos principais artifícios e diferenciais dos profissionais de sucesso, de modo que, o desenvolvimento desta competência é fundamental para o alcance efetivo de resultados extraordinários não só na carreira, como na vida pessoal.
E você, será que você tem Inteligência Emocional?
Uma pessoa madura emocionalmente possui competências comportamentais compostas dos seguintes elementos:
• Autoconhecimento: é a capacidade que a pessoa tem de conhecer a si própria e reconhecer os seus comportamentos, diante de situações da sua vida profissional e pessoal, além do relacionamento que tem consigo mesma.
• Autocontrole: é a capacidade que a pessoa tem de controlar suas próprias emoções, seu estado de espírito e seu humor.
• Automotivação: é a capacidade de motivar a si mesmo independente das circunstâncias, favoráveis ou desfavoráveis da vida, e conseguir realizar as ações necessárias para que alcance os seus objetivos.
• Empatia: é a habilidade de se conectar com pessoas novas, ser curioso e verdadeiramente interessado em conhecer o outro.
• Adaptabilidade: é a capacidade de ser flexível e resiliente diante das adversidades e situações imprevistas, mantendo o equilíbrio e buscando a solução dos problemas.
• Foco: é a capacidade de se manter focado em um projeto e exercer suas atividades sem se deixar influenciar pelo ambiente externo.
• Sociabilidade: é a facilidade em estabelecer relacionamentos com pessoas, capacidade de persuasão, saber lidar com outras pessoas e opiniões e habilidade para se trabalhar em equipe.
O autoconhecimento é o caminho para se atingir a maturidade emocional, o que pode ser desenvolvido por meio do Coaching. Mais do que a conquista do sucesso profissional e do equilíbrio emocional, um alto nível de Inteligência Emocional é fator essencial para o alcance da plenitude e da felicidade!
E para concluir, deixo para vocês uma reflexão de Mahatma Gandhi:
“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz, estão em harmonia.”
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André Luiz Rosa Vianna advogado08/03/2016 23:45
MEUS PARABÉNS À DRA. LISANDRA THOMÉ por mais esta matéria extremamente elucidativa para a vida profissional de nós advogados. Devemos adotá-la como nossa cartilha de conduta emocional no dia a dia. Obrigado.
Lisandra Thomé Advogada 09/03/2016 23:29
Obrigada, Dr. André!
CARLOS ANDRE S. MADEIRA empresario21/03/2016 23:41
MEUS PARABENS POR VC COMPARTILHA UM POUCO DO SEU CONHECIMENTO COM QUEM TEM NECECIDADE HOJE EU APRENDI MAIS UM POUCO DE CONHIMERNTO COM UMA GRANDE PROFICIONAL
21/03/2016 23:47
COMO EU FaÇO PRA SER SEU AMIGO NO FACE.BOOK
Isabela Cenachi Pesce Outros15/07/2016 17:02
A Inteligência Emocional é um desenvolvimento importantíssimo de estratégias mentais que trabalham o equilíbrio de forma a beneficiar as escolhas e aumentar a produtividade na carreira. Há situações que enfrentamos verdadeiras batalhas nos relacionamentos profissionais, mas a maior dificuldade não está em enxergar os erros dos outros, mas sim os nossos. Se existir um jogo de culpa no próximo, as coisas ficarão difíceis. Será preciso frieza e discernimento em lidar com um colega de trabalho, por exemplo, que projeta seus problemas pessoais nos outros para descontar a raiva, o que gera disputa e um péssimo ambiente no trabalho. Pessoas com características nocivas podem exercer uma autoridade negativa e prejudicar muito os projetos da equipe e da empresa.https://carreiraplus.wordpress.com/2015/11/04/inteligencia-emocional-e-os-reflexos-nas-carreira/