Viva o(a) filósofo(a)

Por Gisele Leite.

Fonte: Gisele Leite

Comentários: (0)




Hoje dia 16 de agosto é comemorado o dia do filósofo. Quem se dedica aos temas relacionados com as reflexões sobre a existência humana, natureza, universo, multiverso, os valores éticos e morais, da política da religião entre outros temas inerentes ao pensamento filosófico.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo ocidental que se tem notícia (625 a.C. -558 a.C.,) deu início a formulação de pensamentos sistemáticos, construídos por meio de bases racionais. Seu labor gerou a corrente filosófica dos chamados pré-socráticos (que antecederam Sócrates). Teve providencial contribuição para o pensamento filosófico-científico, particularmente, ao fundar a Escola Jônica, onde gerou a introdução das noções fundamentais. Também fora pioneiro em suscitar a hipótese de que um elemento seria a origem de tudo, de forma que a realidade poderia ser explicada sem a crença em mitos, deuses e superstições.

Registra-se a criação do vocábulo "filosofia" como obra de Pitágoras de Samos (571-496 a.C.,). De certa feita, um rei solicitou a Pitágoras que demonstrasse sua sabedoria, e então, prontamente respondeu que ele não era sábio e, sim, filósofo. Algo como "amigo da sabedoria" já que a palavra é composta por outras duas palavras, ambas advindas do grego, a saber: filos que significa amor e amizade e sofia que expressa conhecimento ou sabedoria.

De acordo com a Academia Paulista de Letras, o nosso primeiro filósofo foi Matias Aires Ramos da Silva Eça que nascera em 27 de março de 1705, em São Paulo, tendo falecido em Lisboa, Portugal, em 1763. Entre as obras que escreveu a mais conhecida é "Reflexões sobre a Vaidade dos Homens" que foi somente publicada em 1993. Matias Aires Ramos jamais fora aceito e reconhecido no Brasil, tanto que o desprezo às suas ideias filosóficas o desanimou que o fez retornar a Portugal, onde veio a falecer. Aqui, uma rua composta de quatro quarteirões na Consolação, leva o nome do filósofo, sendo uma homenagem ao pioneiro da filosofia nacional.

Os filósofos e filósofas são grandes pensadores da humanidade. Contemporaneamente, destacamos Viviane Mosé, Marilena Chauí, Márcia Tiburi, Djamila Ribeiro, Simone Beauvoir, Hannah Arendt, Hipátia de Alexandria, Mary Wollstonecraft, Judith Thompson e, tantas outras.


Gisele Leite

Gisele Leite

Professora Universitária. Pedagoga e advogada. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Conselheira do INPJ. Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Consultora Jurídica.


Palavras-chave: 16 de Agosto Comemoração Dia do Filósofo Tales de Mileto Sócrates Pitágoras

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/gisele-leite/viva-oa-filosofoa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid