Teses sobre o Brasil contemporâneo

Por Gisele Leite

Fonte: Gisele Leite

Comentários: (0)




Sim, o país possui contornos dramáticos e a tensão bipolar só agrava a situação. Há variados fatores combinados que ditam o cenário atual. E, ganham protagonismo com a mídia. A famélica manipulação das massas amplia a exposição da miséria intrínseca.

A polarização cristaliza as posições ideológicas e políticas, principalmente na estipulação o grupo A contra o grupo B, bem versus mal. Enfim, nada é tão romântico e óbvio. É fato que alguns possuem estranha saudade da ditadura militar... Muitos, porque sequer a vivenciaram.

Outros, por mera ignorância ou cobiça por lucros maiores. Realmente, a descrença e o medo na política brasileira são grandes aliados para o espectro da direita brasileira.  Afinal, a descrença cede vez e lugar para a salvação divina ou o surgimento de um salvador da pátria.

Diante da crise só resta atacar a democracia, as liberdades e, principalmente, o sistema político como um todo. Aliás, as forças neofascistas possuem o especial dom de manipular o medo como principal método político. Afinal, os neofascistas são valentes, são agressivos e usam a violência simbólica e a real, para se imporem.

No fundo, o medo é funcional e útil. E, assim, chegam ao limite de apoiar Golpe de Estado, a formação de ditaduras sanguinárias e cruéis que são capazes de destruir todos os inimigos, e implantarem sua moral e bons costumes.

Durante a pandemia, tivemos pérolas do tipo: “a covid é só uma gripezinha”... e, outras tantas... que nos fazem sentir como os miseráveis mais infelizes do mundo. O uso da desinformação, das fake news e, outras tantas técnicas auspiciosas são recorrentes e as denúncias apesar de pródigas e regulares não conseguem impedi-lo.

A luta ideológica é mesmo uma luta de classes, uma luta política e, principalmente, econômica, a experiência concreta e educativa das lutas. Afinal, há também um vasto terreno para disputar e lutar na batalha das ideias. No Brasil profundo ainda lutamos por saneamento básico, por educação pública suficiente para atender ao povo. A grande mídia está dividida e a apuração dos reais fatos se faz cada vez mais necessária. Vencer o caos pretendido do neoliberalismo requer muita força e consciência, e, nossa estranha vocação nacional para ditaduras ainda permanece viva. Infelizmente.


Gisele Leite

Gisele Leite

Professora Universitária. Pedagoga e advogada. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Conselheira do INPJ. Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Consultora Jurídica.


Palavras-chave: Teses Brasil Contemporâneo Contornos Dramáticos Tensão Bipolar

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/gisele-leite/teses-sobre-o-brasil-contemporaneo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid