Como funciona a aposentadoria no Brasil e quais são os principais tipos?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona esse processo e quais são os principais tipos de aposentadoria. Foi pensando nisso que criamos este texto e tentaremos esclarecer isso e muito mais. Ficou curioso? Então, continue com a gente.

Fonte: Éder Pessôa - Soluções Industriais

Comentários: (0)



Foto: Marcos Santos - USP Imagens

Com o envelhecimento da população, a aposentadoria tornou-se um tema tão relevante quanto o setor de caldeiraria e montagem industrial para o ramo de automóveis, por exemplo.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona esse processo e quais são os principais tipos de aposentadoria. Foi pensando nisso que criamos este texto e tentaremos esclarecer isso e muito mais. Ficou curioso? Então, continue com a gente.

Tipos de aposentadoria no Brasil

Existem vários tipos de aposentadoria no Brasil, cada um com suas próprias regras e critérios de elegibilidade. Com o passar dos anos, o Governo o remodelou para manter-se dentro das contas públicas.

Há décadas atrás, alguns trabalhadores tiveram o benefício antes de completar 50 anos, algo que já não ocorre mais. Logo abaixo, vamos entender o que é aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e etc.

Aposentadoria por idade

Esse é o tipo mais comum de aposentadoria no Brasil. Portanto, para não ter mais dúvidas, vamos passar uma espécie de máquina de terraplenagem e deixar este terreno livre de percalços.

Para ter direito, os homens devem completar 65 anos de idade e as mulheres 62 anos, no mínimo, além de terem contribuído para a Previdência Social por pelo menos 180 meses. Essa é a chamada carência. Se o trabalhador não tiver, não poderá ser beneficiário.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Em seguida, essa opção é tida como válida quando o trabalhador contribuiu para a Previdência Social por, pelo menos, 35 anos, se for homem, ou 30 anos, se for mulher. Não há idade mínima neste caso.

Ou seja, se atualmente é colaborador de uma marca de bobina de papel e, somando tudo, chegou àquele montante estabelecido pelo governo, é hora de averiguar os valores e, em seguida, descansar e aproveitar.

Aposentadoria especial

Você exerce atividades que colocam sua saúde em risco, como é o caso de quem é minerador, ou tem contato com produtos químicos, entre outros. Então entenda, agora tudo que precisa fazer para aposentar-se.

Se trabalhou por pelo menos 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade exercida, e foi exposto a agentes nocivos à saúde, busque toda a documentação com as respectivas empresas e inicie o trâmite com o Governo.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é destinada aos trabalhadores que se tornam incapacitados de forma permanente. Para ter direito a esse benefício, passe por uma avaliação médica do INSS que comprove a sua incapacidade.

Apesar de todos os percalços e, às vezes, atrasos no pagamento, é correto dizer que o Instituto promove uma boa organização quando o assunto é este. Agora, verificaremos como funciona a aposentadoria por aqui.

Como funciona a aposentadoria no Brasil?

Para se aposentar no Brasil, é necessário contribuir para a Previdência Social, que é um sistema de seguro social que garante aos trabalhadores brasileiros diversos benefícios, incluindo a aposentadoria.

Ela é feita por meio de descontos no salário, que variam de acordo com o valor ganho e a categoria profissional. Além disso, é importante destacar que, como falamos acima, é necessário cumprir os requisitos de idade e tempo para ser beneficiário.

Valor da aposentadoria

Calculado de acordo com a média das contribuições feitas pelo trabalhador ao longo de sua vida profissional, leva em conta as 80% maiores contribuições, descartando as 20% menores. A partir disso, é aplicado um fator de correção, que tem certas variações.

E não para por aí, já que essa somatória final será influenciada pelo tipo escolhido. A aposentadoria por idade, por exemplo, tem um valor menor do que a aposentadoria por tempo de contribuição, já que o contribuinte pagou por isso por menos tempo.

Prós e contras da aposentadoria no Brasil

Agora é hora de calçar sua luva de vaqueta para se proteger dos detalhes que serão pouco interessantes para o beneficiário. Contudo, há vantagens que apresentaremos a partir de agora!

     Garantia de renda: A aposentadoria é um direito dos trabalhadores e garante uma renda mínima para que possam se manter na terceira idade, quando muitas vezes já não estão mais aptos para trabalhar;

     Proteção social: A previdência social ajuda a população mais vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores de baixa renda;

     Contribuição obrigatória: Essa é uma garantia que se refere à sustentabilidade do sistema e permite que os benefícios sejam pagos.

Contras:

     Dificuldade para se aposentar: Com a Reforma da Previdência, as regras ficaram mais rígidas e muitos trabalhadores terão que trabalhar por mais tempo para conseguir se aposentar;

     Valor dos benefícios: Com os altos índices na inflação, é quase certo que o montante será insuficiente para garantir uma vida digna na terceira idade, especialmente para aqueles deixaram de contribuir por um período significativo;

     Dificuldades financeiras: O sistema previdenciário brasileiro é bastante deficitário, o que significa que há poucos recursos disponíveis para fazerem este pagamento. Portanto, haverá atrasos, culminando em dificuldades financeiras para os beneficiários.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Funcionamento Aposentadoria Brasil Principais Tipos

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-funciona-a-aposentadoria-no-brasil-e-quais-sao-os-principais-tipos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid