Como as startups jurídicas inovam na prestação de serviços jurídicos?

Descubra como as startups jurídicas estão revolucionando a prestação de serviços jurídicos por meio da inovação, tecnologia e eficiência.

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O ramo jurídico é um dos mercados mais tradicionais e requisitados do Brasil, e é claro que por ser uma área tão antiga, muito do seu modelo de negócio é considerado mais engessado e um pouco mais travado em relação aos quesitos mais modernos que temos atualmente.

Na tentativa de se adaptar aos tempos modernos  e abraçar o futuro, assim como as indústrias fazem com a máquina envolvedora  que ajuda a dar acabamento às peças de máquinas e objetos, no ramo jurídico estão se popularizando as chamadas startups jurídicas.

A rotina do advogado está cada vez mais corrida, e visando aumentar a produtividade dentro desse setor, as startups jurídicas têm ganhado cada vez mais destaque, no texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre elas e principalmente o impacto que elas causam na prestação de serviços jurídicos, bora conferir? Então vamos lá!

O que são as startups jurídicas?

Podemos descrever como startups jurídicas, modelos de negócios focados em aprimorar os trâmites jurídicos visando o aumento da produtividade, a eficiência de processos e a otimização da rotina, tendo como principal foco o uso da tecnologia como auxiliadora.

As startups jurídicas visam prestar serviços jurídicos seja para o público em geral (lawtech) ou para profissionais de direito (legal techs), conforme a Associação Brasileira de Lawtech e Legaltech, a diferença entre ambos os termos é conceitual, e o foco de ambos pode ser tanto no profissional quanto no consumidor final.

Ainda conforme a ABLL o número de startups jurídicas sobe, em média, cerca de 300% ao ano desde 2019, representando o crescimento acelerado desse mercado, muito disso se deve justamente a modernização do ramo da advocacia e da adequação a uma nova realidade na prestação de serviços.

O que faz uma startup jurídica?

São inúmeros os serviços prestados por uma startup jurídica, entre os principais, podemos ressaltar o controle de prazos e processos; a disponibilização de advogados online; a automação e gestão de documentos; o monitoramento automatizado e inteligente de informações e a mediação de conflitos.

Como citamos lá no começo do texto, a rotina de um advogado ainda é muito engessada, devido ao tradicionalismo da profissão e a demora para abraçar de vez o uso da tecnologia, é como se uma loja ainda usasse a mão de obra física das pessoas para carregar grandes cargas no lugar de um rebocador elétrico.

Com as startups jurídicas tudo é facilitado, aliviando boa parte da burocratização que engloba esse segmento e melhorando a qualidade no trabalho dos advogados, a partir do momento em que temos alguém que presta serviços para eles, toda a funcionalidade acaba operando de forma automática, rápida e muito mais eficiente.

Abaixo, listamos os principais benefícios e pontos no qual as startups jurídicas operam, confira!

Gestão de escritórios e departamentos jurídicos

Sabe toda a parte manual e extremamente burocrática presente em um escritório de advocacia? Como o cadastro de processos, gerenciamento de prazos, preenchimento de planilhas de clientes e financeiras, entre outros? Bom, as startups jurídicas tem como foco, gerenciar um escritório ou um departamento jurídico aliviando esses problemas.

Grande parte da rotina dos advogados é interrompida apenas executando esse tipo de tarefa, com essa prestação de serviços por parte das startups, as coisas são bem simplificadas e todas as ações são executadas de forma automatizada, sem se preocupar com esse grande trabalho.

Isso faz com que os profissionais possam migrar seu foco para cuidar do desenvolvimento dos processos e deixar de lado essas questões manuais que ocupam tanto tempo dentro da sua rotina.

Analytics e Jurimetria

Atualmente, os dados são gerados de maneira cada vez mais volumosa e é claro que eles são essenciais dentro do âmbito do direito, principalmente para as tomadas de decisão.

Com a correria do dia a dia, entender melhor sobre um processo, suas chances de sucesso ou até mesmo o seu desempenho potencial, colaboram muito para montar as melhores estratégias e preparar seu trabalho com base naquilo.

Para isso, os analytics e a jurimetria entram em cena, esse modelo de negócios colabora para a obtenção e análise de dados através de um software jurídico que aponta qual a melhor decisão a ser tomada, porém, essa ação pode ainda ser um pouco complexa ou de difícil execução, por tanto, as startups auxiliam nessa parte.

Não é tão simples quanto conectar um cabo multiplexado, aproveitar da jurimetria requer conhecimento e análise de dados, e quanto melhor você usa essas informações, mais elas são benéficas para as suas ações, e é nesse ponto que as startups conseguem extrair todo o necessário e aplicar da melhor forma possível.

Monitoramento e extração de dados públicos

Falando em dados, dentro do setor jurídico é natural que muitas informações sejam geradas de maneira regular, dados processuais, documentos de cartório, mudanças na legislação, publicações jurídicas, enfim, são diversas informações de cunho público que são publicadas a cada minuto.

Para um advogado individual ou até mesmo um escritório, pode ser uma tarefa complicada conseguir acompanhar tudo, e no direito, cada informação é valiosa demais para ser deixada de lado.

As startups ajudam a fazer o monitoramento constante e a extrair dados públicos, mesmo aqueles presos em cartórios, elas facilitam o trabalho olhando tudo ao redor e garantindo agilidade e eficiência na entrega da documentação.

Resolução de conflitos online

Com a chegada da pandemia, os chamados conflitos online têm se destacado cada vez mais, tanto os juízes quanto os próprios usuários têm preterido essa modalidade para a resolução de conflitos como forma de apaziguar uma situação antes que ela vá a julgamento.

Sabemos que a resolução de conflitos para muitos advogados pode ser algo que atrapalhe a sua rotina e sua presença é mais uma mera formalidade, então as startups auxiliam dando o suporte e prestando esses serviços, fazendo a mediação, arbitragem e acordos online como alternativas de litígio.

Isso ajuda muito o advogado dentro da sua rotina, trazendo produtividade e mais tempo para que ele foque em outras tarefas.

No geral, as startups jurídicas atuam como grandes auxiliadores do mercado de direito, assim como um cabo para panela de ferro pode ser determinante para um cozinheiro, aqui esse modelo de law techs e legal techs dão suporte e auxiliam a execução de tarefas na rotina de um advogado, trazendo produtividade e otimizando suas ações.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Palavras-chave: Startups Jurídicas Inovação Tecnologia Eficiência Prestação de Serviços Jurídicos

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/como-as-startups-juridicas-inovam-na-prestacao-de-servicos-juridicos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid