O que é uma assessoria jurídica?

Saiba o que é uma assessoria jurídica e as razões para fazer a contratação do serviço.

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Contar com uma assessoria jurídica é algo comum para grandes corporações, no entanto, pequenas empresas, como uma especializada em batedeira industrial, por exemplo, ainda são resistentes à contratação, a razão muitas vezes está em enxergar o serviço como um gasto.


Porém, o investimento é de alta importância para os negócios, pois gera mais segurança, evitando prejuízos, que podem até mesmo colocar em risco a continuidade da empresa. Saiba o que ela faz e as suas vantagens nos próximos tópicos.


O que é o que faz uma assessoria jurídica?


A assessoria jurídica é um serviço que pode ser feito por um advogado ou escritório de advocacia que tem como foco alinhar a empresa às determinações previstas em leis inerentes ao segmento de atuação e outras especificidades do negócio.


Por exemplo, se a organização é uma fabricante de compressor parafuso, a assessoria jurídica irá analisar e verificar se todas as documentações e trâmites legais estão adequados, conforme as exigências impostas ao tipo de negócio.


Em resumo, o serviço atua na análise e na realização de ações para obter a total conformidade da empresa frente aos parâmetros de órgãos regulamentadores, sejam nas esfera trabalhista, previdência, entre outras A assessoria também pode trabalhar na elaboração de contratos, entre outros assuntos que exigem conhecimento de leis.


Principais situações que levam à necessidade de uma assessoria jurídica


Seja dono de uma empresa de produtos ou de uma dedicada a serviços prestados para outras organizações, como, por exemplo, usinagem de precisão, há diversas ocasiões que a contratação de uma assessoria jurídica se faz necessária, como:


Abertura e fechamento de empresas;

Adesão ou retirada de sócios;

Produção e gerenciamento de contratos;

Contratação de profissionais pelo regime CLT.

Essas são apenas algumas das situações que uma assessoria jurídica irá fazer toda a diferença na rotina e nos negócios.


7 vantagens de contratar uma assessoria jurídica


1. Gera mais segurança: esse é um dos principais benefícios de contratar uma assessoria jurídica, pois com ela evita-se riscos de prejuízos legais, que como citamos, podem levar a descontinuidade do empreendimento.


2. Evita processos trabalhistas: se o objetivo da organização é contratar funcionários, isso será feito com rigor em termos de conformidade às leis trabalhistas, o que certamente, previne possíveis problemas trabalhistas, que podem gerar graves perdas financeiras


3. Auxilia na tomada de decisões: com apoio de uma equipe jurídica, o empresário tem mais assertividade em decisões estratégicas para o desenvolvimento do seu negócio.


4. Mais agilidade na resolução de problemas: seja no campo tributário, previdenciário, contratual ou trabalhista, os problemas são resolvidos com mais rapidez, reduzindo os riscos tanto legais como econômicos.


5. Otimização do tempo: ao contar com uma assessoria jurídica, o empresário evita gastar tempo com processos burocráticos. O resultado é mais foco em ações que gerem lucros para a organização.


6. Diminuição de riscos: uma assessoria jurídica atua sempre de maneira preventiva, portanto, há redução de riscos legais e financeiros, como multas.


7. Possibilita mais conhecimento sobre leis: ao ter o suporte de uma assessoria, o empresário consegue obter mais conhecimento sobre as diretrizes de leis que devem ser obrigatoriamente seguidas, conforme o tipo da organização. Isso traz mais confiança no dia a dia.


Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você que busca entender mais sobre o tema. Se gostou, compartilhe com amigos.


Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Assessoria Jurídica Razões Contratação do Serviço Investimento Alta Importância Negócios

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/o-que-e-uma-assessoria-juridica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid