O que é um correspondente jurídico?

O correspondente jurídico é um advogado de apoio na prestação de serviços específicos para outros advogados, empresas ou escritórios. Porém, ainda existem muitas dúvidas acerca do que ele faz.

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)




O correspondente jurídico é um advogado de apoio na prestação de serviços específicos para outros advogados, empresas ou escritórios. Porém, ainda existem muitas dúvidas acerca do que ele faz.

Mas a resposta é tão simples quanto usar discos de corte, ou seja, ele não se responsabiliza pelo processo como um todo, apenas pela fatia que foi contratado. Para isso, basta ter um diploma, possuir conhecimento prático e saber dos trâmites legais. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que precisa para ser correspondente jurídico?

Já especificamos algumas delas logo acima, porém, existem outras obrigações que o advogado e correspondente jurídico precisam. Tais como:

     Um amplo conhecimento da Constituição Federal do Brasil de 1988;

     O código e as leis, sejam elas Leis Ordinárias ou Complementares;

     Os Decretos legislativos;

     As diversas Portarias;

     As Jurisprudências;

     As Fontes não-formais. Dentre as quais podemos citar doutrinas, costumes e princípios.

Esta é a base central para que possa agir no setor, mas não para por aí. E características usuais de um ser humano como ser respeitável, pontual, ético, educado, com ótima comunicabilidade e dicção e etc., servirão como um quadro de distribuição, pois ampliarão as possibilidades de contratação.

Quem utiliza o serviço e como contratar?

Pense que uma empresa que não está na cidade de origem necessite de ajuda jurídica para algum tema. É nessa hora que os Correspondentes Jurídicos entram!

Sempre aliados à tecnologia, os clientes devem ficar atentos a apps que mostram a localização de profissionais altamente qualificados em qualquer lugar do Brasil, de forma rápida e segura.

Inicie uma faculdade de Direito e faça estágios na área

Está de olho nessa possibilidade para a carreira? Como dissemos antes, é preciso ser um estagiário ou ter finalizado o curso de Direito. Comparativamente, esse passo é como a instalação de fios e cabos elétricos em uma residência, ou seja, um está atrelado ao outro.

É correto dizer que os estágios na área da advocacia são obrigatórios e, consequentemente, ajudam a ampliar seu currículo e conhecer profissionais que possam ajudá-lo no início de sua caminhada.

Comece a atuar

Já passou por todas as etapas que comentamos anteriormente? Entenda que iniciará com trabalhos simples, mas que sempre serão importantíssimos para quem o contrata.

A confiança chega com o passar do tempo e, sendo assim, novas portas se abrirão. Lembre-se de ouvir as pessoas mais experientes e que querem seu bem.

Adquirir uma ‘casca’ para buscar novas perspectivas no futuro está diretamente ligado à atuação e ao trabalho em campo. Desperdiçar as oportunidades pode ser a balança entre o sucesso e o fracasso.

Quer receber aquela ‘proposta dos sonhos’? É totalmente possível, mas não virá com um estalar de dedos. O primeiro passo é encontrar um curso que possua reconhecimento e ofereça condições para atingir o sucesso e o Brasil está repleto deles.

Tire os projetos do papel e não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais

Palavras-chave: Correspondente Jurídico Funções Advogado de Apoio Prestação de Serviços Específicos

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/o-que-e-um-correspondente-juridico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid