Marketing jurídico: o que é e qual a importância?

O texto fala sobre Marketing Jurídico.

Fonte: Beatriz Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre marketing jurídico, certo? Afinal, trata-se de uma ferramenta muito disseminada entre advogados e profissionais do âmbito jurídico, visto que apresenta uma série de ações para captar clientes sem infringir o Código de Ética da OAB.

Além disso, o marketing jurídico visa promover profissionais e seus serviços no mercado, aumentar a carteira de clientes, construir uma boa rede de contatos e disseminar positivamente marcas e escritórios entre parceiros, clientes e possíveis investidores.

No entanto, muitos advogados ainda negligenciam a importância do marketing jurídico, seja por receio em apostar no ambiente digital ou mesmo por infringir alguma norma da OAB. Mas chegou a hora de desmistificar ambas as ideias!

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda, de uma vez por todas, o que é marketing jurídico e qual a importância da estratégia para advogados e profissionais do âmbito jurídico. Ficou interessado? Continue lendo e confira!

O que é marketing jurídico?

Marketing jurídico é um conjunto de ações e estratégias que, unidas, têm como objetivo aproximar o público-alvo do serviço oferecido. Trata-se de uma forma de captar clientes na advocacia sem afetar as limitações do Código de Ética da OAB.

Por essa razão, o marketing jurídico tem extrema importância para o sucesso de qualquer escritório ou profissional da advocacia, seja ele em início de carreira ou já com uma trajetória consolidada no mercado de trabalho.

O marketing jurídico tornou-se uma ferramenta essencial, afinal, as pessoas mudaram - e muito - nos últimos anos. Assim, é preciso adaptar o seu negócio às necessidades de seus clientes, além de se manter atualizado e preparado para as inúmeras mudanças no espaço digital.

Vale mencionar ainda que o marketing jurídico pode ser alinhado às diversas estratégias do marketing digital, como a produção de conteúdos para sites e blogs, o relacionamento nas redes sociais, anúncios pagos, e por aí vai.

Suponhamos que você trabalhe numa empresa de montagem de tubulação industrial. Diferente do âmbito jurídico, é possível apostar em estratégias diretas de captação de clientes, como abordagens, falar sobre seus produtos e serviços, entre outras opções.

Qual a importância do marketing jurídico?

Por conta das restrições éticas estabelecidas pela OAB, o profissional do âmbito jurídico precisa encontrar meios para se destacar no mercado. Afinal, a atividade jurídica não é um serviço mercantil, por isso, não pode ser tratado como tal.

Em outras palavras, o que é permitido para alguns nichos, como anúncios pagos para empresas de polia de alumínio, por exemplo, não é válido para advogados. Isso pois não estamos falando de um segmento comercial.

O Código de Ética da OAB garante que a divulgação de serviços jurídicos deve ser feita de maneira discreta e moderada, envolvendo apenas a informação como meio de promoção de profissionais, escritórios, entre outros aspectos.

Suponhamos que você trabalhe com pistola pulverizadora de pintura. Por se tratar de um nicho diferente do mercado jurídico, é possível trabalhar com outras formas de captação e fidelização de clientes.

Gostou do nosso post sobre o que é marketing jurídico e qual a sua importância? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções ‌‌Industriais‌.

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - gestão simples para seu escritório de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - legislação comentada e atualização!

Conheça os e-books dos nossos parceiros:

Editora Mizuno - https://ebooks.editoramizuno.com.br

Editora Gz - https://gz.jurid.com.br

Editora Noeses - http://noeses.lettore.com.br

Editora LTr - http://ltrdigital.com.br

Palavras-chave: Marketing Jurídico Importância Código de Ética e Disciplina OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/marketing-juridico-o-que-e-e-qual-a-importancia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid